• Palácio Rio Negro promove exibição gratuita do filme ‘Soldados do Araguaia’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/11/2019 13:20

    O cinema do Palácio Rio Negro vai exibir na próxima sexta-feira, às 16h, o filme “Soldados do Araguaia”, documentário que conta histórias de recrutas de baixa patente do Exército, que combateram na Guerrilha do Araguaia. Marginalizados por sua filiação ao Exército e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontraram no documentário uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos. O evento é gratuito, aberto ao público.

    Leia também: Praça Visconde de Mauá recebe corais em apresentação gratuita nesta quinta

    O filme-documentário de Belisário Franca retrata a experiência e traumas sofridos por soldados do Exército recrutados praticamente à força na região do Rio Araguaia, no Bico do Papagaio, região Sudoeste do Pará e Noroeste de Tocantins, por Tiros de Guerra implantados pelo Exército na região, a fim de combater guerrilheiros, militantes, estudantes, operários e camponeses que estavam lutando contra o regime militar.

    A intenção do diretor do filme foi de mostrar através de relatos dos próprios soldados que lutaram na época, que eram garotos e moradores humildes da região que como foram usados pela Ditadura pelo único propósito de aniquilar e matar o máximo de guerrilheiros , mesmo não tendo treinamento adequado e equipamentos, usados como material descartável, pois se morressem não fariam falta para o exército, governo, e para população.

    A Guerrilha do Araguaia se deu nos anos de 1972 a 1975, sendo organizada pelo PCdoB e brutalmente sufocada pelo exército, dos mais de 300 pessoas que lutaram na gurreilha menos de 50 sobreviveram.

    Últimas