• Os caminhos que levam a um paraíso chamado Brejal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/08/2019 18:00

    Criado há 17 anos, no distrito da Posse, em uma estrada de terra onde o visitante se perde o sinal do celular e se conecta com a natureza encantadora do paraíso rural chamado Brejal, o Circuito Caminhos do Brejal, atrai turistas que procuram atividades de turismo sustentável, que aproxime da natureza e que ainda possibilite conhecer as maravilhas orgânicas produzidas no local. Em cada fazenda aberta à visitação, é possível experimentar seus alimentos, que vão de hortaliças, ervas e verduras, à produção artesanal de geleias e chocolates. O circuito conta também, com chalés e restaurantes para os turistas.

    “As pessoas têm cada vez mais procurado o meio rural pela qualidade de vida, de conhecimento, e o circuito é um serviço importante, porque Petrópolis sempre explorou o turismo histórico, e o Brejal vem para dar uma opção de turismo rural, no meio ambiente. É uma experiência que deve ser compartilhada, para quem está fora e dentro da cidade”, contou Leonardo Fragoso, diretor do Circuito. Com 16 propriedades abertas à visitação, desde janeiro desse ano, já foram mais de 600 visitantes recepcionados pelos produtores, que mostram suas produções conversando e contado sua trajetória. Por dia, o turista pode ir em até cinco fazendas. A limitação, é para um melhor atendimento e aproveitamento, além de ajudar a minimizar os impactos sobre o ecossistema local.

    “A gente gosta desse contato íntimo, de contar as histórias sabendo com quem estamos falando, por isso as visitas não são feitas por grupos muito grandes, e nem em todas as fazendas”, explica Ivânia Tavares, diretora de operações Turísticas do Circuito. O Caminhos do Brejal conta com diversos produtores de hortaliças orgânicas, dentre eles, o Sítio Katsumoto, um dos pioneiros a criar mudas de hortaliças e ervas condimentares orgânicas. Há também produção e venda de bonsais de diversas espécies e tamanhos, plantas ornamentais, mudas de eucaliptos e mel.

    Foto: Lucas Zappa

    É possível conhecer o processo de fabricação e fazer degustação da produção artesanal de licores e cachaça orgânica do Alambique Santa Felicidade. No Armazém Sustentável é possível degustar as geleias e conservas 100% orgânicas e admirar um jardim de ervas aromáticas na Provence Ervas Finas, e diversos outros lugares encantadores. “O turista quando chega aqui fica fascinado. Uma escola da cidade veio visitar e como os alunos não estão acostumados, a falta de contato deles com o meio ambiente te deixa chocado. Uma menina chorou de emoção quando puxou a cenoura debaixo da terra. Nós estamos acostumados porque moramos na roça, mas essa menina chorava e ria ao mesmo tempo com a experiência”, contou Ivânia.

    O Circuito Caminhos do Brejal pode ser feito em carro particular, vans, micro-ônibus, com a contratação de condutores, ou com o Jeep Tour, no qual é possível ter um contato maior com a natureza, já que o carro é aberto. A empresa Sobre Terra e Cia, responsável pelo Jeep, atua há 14 anos no Brejal, e conta com quatro roteiros para os turistas em Petrópolis, dois deles no Brejal, um no Vale do Amor e outro pelo Centro Histórico. O valor das visitações no Circuito é variável, por ser um passeio customizável, depende das propriedades que entrarão no roteiro, da opção do restaurante escolhido, da contratação ou não do Jeep Tour. O agendamento pode ser feito através dos telefones: (24) 2259-2249 / / (24) 99849-3026 Whatsapp.

    Foto: Lucas Zappa

    Últimas