• Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí abre inscrições para processo seletivo 2019

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/02/2019 16:00

    No mês em que completa seis anos de existência, a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) abre inscrições, até o dia 15 de março, para o processo seletivo 2019. O Projeto oferece um curso gratuito de música com duração de quatro anos, com aulas de teoria musical, práticas de instrumento e prática orquestral. Destinadas preferencialmente a jovens estudantes que estejam cursando entre o sétimo ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio. As vagas são para os instrumentos viola, violino, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal e clarinete. 

    Criada em fevereiro de 2013, a OCPIT é um projeto sociocultural que visa oferecer a oportunidade de formação orquestral, humanista e profissionalizante a alunos da rede pública de ensino de Petrópolis, idealizado e mantido pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, um programa da Presidência da Fiocruz, órgão ligado ao Ministério da Saúde. 

    Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí, explicou que são uma instituição pública que atua na discussão acadêmica e na realização prática da promoção da saúde, o que significa muito mais que a prevenção ou cura de doenças. Significa compreender e abrir caminhos para reduzir as desigualdades sociais, principais causas das enormes diferenças nas condições de saúde da população. “Através da Orquestra, ampliamos o direito à cultura, à possibilidade de manifestar e exercer a vocação musical de muitos que não têm essa possibilidade por falta de meios econômicos e de acesso a esse patrimônio da humanidade. Trabalhamos para apoiar o desenvolvimento desses jovens como cidadãos, como potenciais artistas e, eventualmente, como profissionais da área, fazendo da sua vocação também um meio de vida, se assim desejarem”, explica Felix Rosenberg.

    Atualmente, a Orquestra é formada por 21 jovens músicos petropolitanos e comemora ter quatro instrumentistas egressos cursando o ensino superior de música, nos cursos de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Fortalecendo a proposta, a OCPIT recebe também um patrocínio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Schott Brasil, empresa multinacional de origem alemã, presente no Brasil há mais de 75 anos, fabricante de embalagens de vidro para as indústrias farmacêutica e cosmética e para laboratórios de análises clínicas.

    Aulas gratuitas três vezes por semana

    O curso, intensivo e gratuito, oferece aulas teóricas e práticas de música, três vezes por semana, sempre no período da tarde, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, principalmente para escolas da rede pública de Petrópolis, com carga horária de 300 horas ao longo do ano. 

    “As apresentações são parte de nossa metodologia, porque, de um lado, fortalece o aprendizado e, de outro, divulga a música clássica, especialmente no ambiente escolar, compartilhando conteúdo cultural e educativo, formando público e estimulando futuros talentos”, explica Celso Franzen Jr., maestro e coordenador da OCPIT, complementando que em 2018 a Orquestra fez 20 apresentações para públicos diversificados, incluindo concertos na programação de Natal de Petrópolis.

    A seleção ocorrerá em duas etapas: avaliação básica da coordenação rítmica e da prática musical informal, no dia 16/03, e entrevista sociomotivacional, nos dias 20 e 21/03, ambas no Palácio Itaboraí, sede do Fórum, e onde também acontecem as aulas, situado à Rua Visconde de Itaboraí, 188, no Valparaíso. Não será exigido conhecimento prático ou teórico de música.

    As inscrições poderão ser feitas na secretaria do Palácio Itaboraí, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, ou através do telefone (24) 2246-143.

    Últimas