• Operibus credite et non verbis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/10/2017 08:00

    Não acredite nas palavras, mas sim nas obras pois, palavras o vento leva. “É bom sonhar, mas é melhor sonhar e trabalhar. A fé é poderosa, mas a ação é ainda mais poderosa.” – Thomas Cobert Gaines. Esta é uma das qualidades fundamentais de uma pessoa vencedora. É poder tornar real um sonho imaginado, é atingir o objetivo mirado, é obter aquilo que se quer, é materializar o seu projeto. 

    Enfim, é a habilidade de fazer acontecer. É o que diferencia um vencedor que chega ao fim da linha com sucesso, de um perdedor que desiste e fica no meio do caminho, com um gosto amargo de ter fracassado. De nada adianta saber na teoria o que se quer e como fazer para obtê-lo, se não tiver a têmpera, a competência e os comportamentos necessários para agir e fazer as coisas acontecerem na prática. Uma ferramenta auxiliar na ação é a disciplina. Com certeza, sem disciplina o sucesso da ação fica muito mais difícil. Lembre-se, o sucesso é doce mas tem um cheiro de suor… Além da ação, a paciência também é variável importante no seu modelo de vida. "A paciência tem um gosto amargo, mas seus frutos são doces." – Immanuel Kant. Tudo tem seu tempo certo para acontecer. Principalmente na nossa infância, temos a tendência de querer que nossos desejos sejam satisfeitos imediatamente. 

    Caso isso não aconteça, esperneamos, choramos e insistimos para que os adultos atendam e satisfaçam nossos desejos imediatamente. Na juventude, temos a tendência de querer fazer tudo muito rápido e urgente para satisfazermos o mais rápido possível os nossos desejos e os nossos instintos. Leva algum tempo para compreendermos e aceitarmos que as coisas não acontecem na velocidade que queremos, mas que tudo tem seu tempo certo para acontecer.

     A virtude da paciência deve ser cultivada desde cedo, mas geralmente desabrocha com a maturidade. A paciência é uma das qualidades cultivadas pelos sábios e é uma das bases que sustentam e mantêm a persistência até que se consiga atingir a meta estabelecida. As pessoas impacientes e impulsivas se frustram rapidamente quando não conseguem obter o que desejam. Criam um excesso de tensão e ansiedade no ambiente e têm a tendência de desistir rapidamente das coisas, se aquilo que esperam não acontece no tempo desejado. Ao contrário, os sábios que possuem a virtude da paciência, usam a perseverança e a persistência para obter aquilo que desejam. Sabem esperar pacientemente o tempo certo para colher os frutos maduros e saborosos como resultado de seus esforços empenhados com muita determinação e persistência. Outra variável: “Pessoas persistentes começam seu sucesso onde outros terminam com fracasso.” – Eggleston. Quando você acredita no seu sonho, quando você acredita em você mesmo, torna-se mais fácil persistir até o final, mesmo no meio da maior tormenta, mesmo logo após as primeiras tentativas frustradas, mesmo diante das dificuldades que desanimam e fazem os mais fracos desistirem no meio do caminho. Nietzsche disse que aquilo que não nos mata nos torna mais fortes. 

    Crescemos e amadurecemos na medida em que assumimos riscos. Tudo na vida envolve um certo risco. É algo com que, obrigatoriamente, temos que aprender a conviver. Passar por essas experiências, enfrentando os riscos, mesmo que resultem em insucesso, nos tornam mais fortes. Forja nossa têmpera, aumentando nosso poder de resistência e persistência diante das dificuldades da vida. Se você acredita que está no caminho certo, acredita que tem e pode conseguir os recursos necessários, acredita que pode superar todos os obstáculos, então não pare, mesmo diante das maiores dificuldades. Siga em frente. Aguente firme até chegar onde quer ir. Isto é ter perseverança. Assim, viva a vida com ação, disciplina, paciência e perseverança e seja feliz.

    achugueney@gmail.com

    Últimas