• Ônibus do Hemorio participa de campanha de vacinação contra o sarampo nesta quarta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/03/2020 16:55

    Para fortalecer as ações de vacinação contra o sarampo em Petrópolis, o município contou, nesta terça e  conta nesta quarta-feira, com a ajuda do ônibus do Hemorio. Por intermédio de uma parceria com o governo do Estado, a ação espera colaborar ainda mais com os números de pessoas imunizadas na cidade. O veículo, equipado especialmente para a vacinação, vem percorrendo várias cidades fluminenses. O trabalho teve início nas cidades do interior que registraram o maior número de casos, como Cabo Frio, Arraial do Cabo e Duque de Caxias. A estimativa é de imunizar cerca de mil pessoas entre os dias 10 e 11.

    De acordo com a Coordenadora de Vacinação da Secretaria de Saúde, Simone Sisnando, a expectativa é vacinar cerca de mil pessoas. “Viemos para ajudar na vacinação para que Petrópolis se livre de uma vez por todas do sarampo. Esperamos um público de 500 pessoas hoje e mais 500 amanhã. A equipe veio com dez pessoas e já deu início ao trabalho. Temos, ainda, 21.100 doses disponíveis na cidade”, disse.

    Leia também:  Equipe usará ônibus na Praça Dom Pedro para vacinar contra o sarampo nesta terça e quarta-feira

    O público chegou cedo ao local, como a dona Rosângela Lopes, moradora de Corrêas. “Vim lá de Corrêas porque fiquei sabendo que o ônibus estaria aqui. Tenho 52 anos e nunca tomei a vacina. Não podia perder essa oportunidade”, afirmou. Para quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinas ou não se lembra, duas doses da vacina serão necessárias (12 meses até os 29 anos) ou uma dose (no caso de pessoas a partir de 30 anos aos 59 anos de idade). A campanha, que tem como público alvo os bebês a partir dos seis meses de vida até adultos com 59 anos de idade, segue até o dia 13 de março nos demais postos de saúde do município.

    De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Heck, a colaboração do ônibus foi de extrema importância para a cidade. “Conseguimos trazer o posto para as ruas numa condição extremamente adequada. Muitas pessoas que passam pelo local estão aproveitando para se vacinar. Um ponto como a Praça Dom Pedro é perfeito para atender à população”, disse a secretária.

    Leia também: Sarampo: Petrópolis tem três casos confirmados e 15 em investigação

    No ano passado, a cobertura vacinal do município ficou em 96% do público alvo, acima do que o Ministério da Saúde preconiza, que é 95%. Ao longo de 2019, foram aplicadas 17.304 doses. A expectativa é de que este ano o município também atinja a meta de imunização contra o sarampo. Até o último sábado, na realização de mais um Dia D, foram aplicadas 11.568 doses da vacina.

     

    Últimas