• ONG diz que distribuição de peixes em feira é irregular e faz denúncia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/08/2016 15:52

    Uma feira com animais de pequeno porte está funcionando desde sábado no Hiper Shopping ABC, no Alto da Serra desde o último sábado (13). Com pôneis e vacas em miniatura, lhama e galinhas, o espaço é destinado ao público de todas as idades. No cartaz de divulgação da feira, peixes são dados como brinde para os visitantes. De acordo com a ONG Anima Vida, a distribuição de peixes contraria a Lei estadual 4.808, de 2006.

    O responsável pela feira, Eduardo Eleotério, disse que tem toda a documentação para a realização do evento. “Trabalhamos com a feira de animais há muito tempo e tenho todas as autorizações necessárias de todos os órgãos competentes. Os visitantes adoram os animais, principalmente as crianças. Os animais são muito bem tratados”, disse.

    Sobre a distribuição de peixes, Eduardo diz que desconhece o veto. “Sempre fizemos isso e nunca tivemos problema. É novidade para mim”.

    Para Ana Cristina Ribeiro, coordenadora do Anima Vida, a lei proíbe a distribuição de animais, não importando se o evento cobra ou não ingressos. “A pessoa pode pagar o ingresso, a distribuição não está vinculada a isso”, contou.

    Ana Cristina entrou em contato por meio de e-mail, com a Coordenadoria do Bem Estar Social – COBEA – solicitando um posicionamento da coordenadoria sobre o caso. “A intenção é que a entidade fiscalize para que os animais não sejam prejudicados como já aconteceu em eventos similares no passado, quando foram, inclusive, abandonados pelos promotores das exposições. E que animais não sejam distribuídos aos frequentadores do local para que a lei, efetivamente, seja cumprida”, afirmou.

    A feira seguirá até o dia 11 de setembro no local. Os ingressos custam R$ 10 para crianças (a partir dos três anos) e R$ 15 para os adultos. No local ainda podem ser vistos um mini búfalo, galinha chinesa, faisão e uma cobra. 

    A Lei  4.808, de 2006 afirma no artigo 23, no inciso III, que é vedada a distribuição de animais vivos a título de brinde ou sorteio e no inciso IV, que é vedada a venda de animais a preços irrisórios em feiras, exposições e eventos assemelhados.


    Últimas