• Onça encontrada morta na BR-040 é uma fêmea; morte pode afetar reprodução da espécie nesta temporada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2020 16:50

    A onça parda encontrada morta na noite desse domingo (20) na rodovia BR-040 é uma fêmea e, para os especialistas, sua morte pode afetar a reprodução da espécie nesta temporada. O animal foi achado na altura do quilômetro 63, na pista sentido de Rio de Janeiro, no trecho entre a Feirinha de Itaipava e a entrada de Araras.

    “Em 2020 registramos um macho na região, essa era uma fêmea. Mas o macho, ou machos, não sabemos dizer se é apenas um, acaba de ficar sem uma possível namorada. A morte dela pode afetar a reprodução da espécie”, disse a analista do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Cecília Cronemberger. 

    Ela lamentou o fato do animal estar com parte da pelagem chamuscada, indicando que a onça possa ter fugido da mata por causa de incêndios florestais registrados nos últimos dias. “Muito triste”, lamentou.

    O animal foi encontrado por motoristas, que acionaram a concessionária responsável pela rodovia – Concer – que fez a retirada da onça e encaminhamento dela para estudos no Museu Nacional. De acordo com a concessionária, ela foi atropelada.

    Leia também: Primavera começa nesta terça-feira com temperatura baixa e previsão de chuva

    Últimas