Oito projetos de Petrópolis são selecionados no programa Startup Rio 2020
A lista dos contemplados na etapa final do programa Startup Rio 2020: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro foi divulgada. Após a avaliação da documentação fiscal dos proponentes, 170 projetos foram selecionados para participar do Programa Avançado de Formação Empreendedora, que terá início nesta segunda-feira (14). Desse total, oito projetos são de Petrópolis. Mais adiante, os participantes passarão por um novo processo seletivo a fim de se credenciarem para participar das duas fases subsequentes, focadas no efetivo desenvolvimento dos seus empreendimentos.
Os projetos de Petrópolis selecionados são Sistema de apoio à decisão na gestão de pequenas empresas; Inploy – software as a service para agendamento e contratação de profissionais; Ananda – A Melhor Amiga da Noiva; Aplicativo Tumaas; Simulador de Realidade Virtual para treinamento de pessoas a lidarem com o Autismo; Vagou; Tomorrow Games Studio e Onidiscente. Outros 105 projetos selecionados deverão ser executados no Rio de Janeiro; 6 em Barra Mansa; 18 em Campos dos Goytacazes; 4 em Engenheiro Paulo de Frontin, 4 em Itaperuna, 19 em Macaé, 3 em Mangaratiba e 3 em Vassouras.
O edital prevê investimentos de até R$ 6 milhões. Em meados de agosto, o resultado preliminar havia relacionado 176 propostas entre 527 projetos submetidos ao edital pelos interessados, dos quais somente 328 haviam sido efetivamente submetidos ao processo seletivo inicial.
Constituído de três fases, após a fase inicial em que os selecionados passarão pelo Programa Avançado de Formação Empreendedora, nas fases subseqüentes, os projetos serão avaliados e, sendo aprovados, receberão, em duas parcelas, um auxílio de até 60 mil reais para adquirir itens necessários ao desenvolvimento inicial da startup, em paralelo à formação empreendedora que proponente e equipe receberão ao longo do Programa.
O programa Startup Rio tem por objetivo incentivar, estimular, apoiar e promover iniciativas que versem sobre a temática da Difusão do Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital,de forma a motivar a cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo no estado do Rio de Janeiro.
Confira aqui a lista dos projetos aprovados.