• Ocupação hoteleira é baixa para as festas de fim de ano

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  • 19/12/2016 19:12

    A falta de decoração natalina, as fortes chuvas que têm atingido a cidade nas últimas semanas e a crise econômica que o país enfrenta, estão influenciando para a queda da vinda de turistas para a cidade. O reflexo desse cenário pode ser comprovado pela média da ocupação hoteleira para as festas de fim de ano, que caiu em comparação com o ano passado. De acordo com dados da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP) a média para duas noites, no período do Natal, é de 40,08%. Sendo que, deste percentual, a maior parte dos hóspedes está concentrada em hotéis e pousadas do 2º ao 5º distrito – 51,13%. Apenas 29,03% optou por hospedagem no Centro Histórico. No mesmo período do ano passado, a média era de 53,64%. 

    Para a presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB) Camila Thees, esta queda da  demanda tem a ver, principalmente, com a questão das chuvas e da crise que o brasileiro está enfrentando. Nesse contexto, ela faz um apelo para os petropolitanos, para evitarem publicações de tragédias em seus perfis nas redes sociais. Segundo ela, isso ocasiona, muitas vezes, desistências dos hóspedes que já tinham sua estadia reservada. E Camila explica que boa parte das ocorrências registradas no município são isoladas, como a que ocorreu na Rua Uruguai e matou duas pessoas soterradas. Ou seja, nem sempre afeta outras localidades.

    Maurício de Souza, gerente de uma Pousada no Centro Histórico acredita que todos os setores foram abalados pela crise. Apesar de também estar com uma ocupação baixa para as festas de fim de ano – dos 32 quartos que a pousada oferece, apenas 8 estão reservados – ele explicou que esse período nunca foi forte para a cidade. Mas, acredita que parte da demanda que viria para Petrópolis agora, desistiu por conta da iluminação e programação de Natal, que foram canceladas esse ano. “Os turistas gostam de ver a cidade toda iluminada”, comentou. 

    Germano Valente, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) acredita que os investimentos em iluminação era um ponto positivo para o setor. Isso porque, segundo ele, gerava mídia positiva e os visitantes gostavam bastante. “A procura por hospedagem realmente está bem menor do que no ano passado. As notícias das chuvas também provocaram alguns cancelamentos. Vemos que o levantamento da Fundação de Cultura representa um número realmente baixo para o período mas que parece ser a real situação”, concluiu. 

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