• Óculos: novidades e clássicos insubstituíveis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/09/2016 08:00

    Essenciais para uns e primordiais para outros. O acessório que deixou seu registro na pré-história hoje é um importante objeto no mundo da moda. Para correção, proteção ou apenas para causar, os óculos de sol deixaram sua marca ao longo dos anos. A prova são os modelos que ultrapassam gerações e não deixam de ser sucesso.

    Segundo registros, os óculos de sol são um acessório pré-histórico. O primeiro povo a usá-los foram os Inuits, mais conhecidos como os esquimós. Apesar de não terem lentes, o modelo protegia especificamente contra os raios ultravioletas. Feitos de madeira, osso ou marfim o sua maior utilidade era proteger contra a cegueira da neve, doença comum devido ao clima ártico. Pouco depois, o modelo que tinha apenas uma pequena abertura, o suficiente para enxergar, foi aperfeiçoado e ganhou tiras de baleia ou tendões de animais. O utensílio era amarrado por tiras na parte de trás da cabeça.

    Já no século I d.C. surgiram as primeiras lentes de correção para perto, de acordo com relatos de pesquisas feitas pelo Museu dos Óculos Gioconda Giannini. Elas eram confeccionadas a partir de pedras semipreciosas cortadas em tiras finas. Sem hastes e com aros de ferro, os primeiros óculos foram criados em 1270, na Alemanha.

    As hastes fixas surgiam no século XVII. Benjamin Franklin inventou, no ano de 1785, os primeiros óculos bifocais, com duas lentes a frente de cada olho unidas pela armação, possibilitando enxergar de longe e de perto em um único acessório. Embora isso, no século XIX, ainda era possível encontrar os monóculos (apenas uma lente oftálmica) e, também, as lentes sem armação.

    Aviator, o modelo que ultrapassa gerações

    O modelo que também foi criado pela necessidade de proteção na década de 1930 é ainda o queridinho das estações. Batizado Ray-Ban (que significa banir raios), os óculos que tinham objetivo de proteger contra os efeitos dos raios solares foi uma encomenda do o tenente-aviador John McCready à famosa fabricante de óculos nova-iorquina Bausch & Lomb.

    Inicialmente, o modelo ganhou o nome de Anti-Glare, pois tinha armação leve, produzidas em metal banhado a ouro e com lentes verdes de um cristal mineral, que filtravam os raios infravermelhos e ultravioletas. O acessório ganhou popularidade e despertou o interesse dos soldados da Força Aérea Americana, que logo aderiram ao artigo. O Ray-Ban Aviator foi usado na Segunda Guerra Mundial pelo general Douglas McArthur, durante seu desembarque numa praia das Filipinas. A partir de então, o modelo ganhou o mundo e até hoje é possível vê-los sendo usados no dia a dia por todos os tipo de pessoas.

    Após o Aviator, vieram os quadradinhos na década de 50, que voltaram a fazer sucesso nos anos 2000 e hoje são muito usados pelos meninos. Mais tarde, nas décadas de 1960 e 1970, os redondos foram quem ditaram a moda. Aderidos inicialmente pelos hippies, o acessório ganhou destaque mundial ao seu usado por John Lennon (integrante da banda The Beatles). O modelo voltou a fzaer sucesso ano passado, durante o verão. 

    A escolha de bons óculos de sol não deve ser feita apenas pelo seu modelo, porém depende da qualidade do bloqueio os raios UVA, UVB e UVC. De acordo com especialistas, o extremo contato com a radiação favorece o surgimento de lesões ou doenças oculares, como a catarata e o envelhecimento prematuro.

    Os óculos de qualidade e com garantia têm o preço mais caro, mas um acessório de má qualidade, que é muito utilizado por ser mais em conta, também é responsável por lesões, já que, ao invés de proteger, pode causar mais exposição radiação e dilatar as pupilas. 


    Tendências e novidades no mercado

    O mundo da moda está sempre em transição e, muitas vezes, essa ação revisita o passado e traz para a atualidade referências do que já foi sucesso entre o público feminino há décadas. Assim como nas roupas e sapatos, as tendências de óculos de sol ganham novas coleções todos os anos.

    Cada vez mais modernos e ousados, os modelos deixaram seu uso exclusivo nas praias e ganharam status de acessório must-have diário, para todas as ocasiões, inclusive em dias nublados. Fundamental para a proteção dos olhos, os óculos agora tornaram-se peças fundamentais para compor um look e, quanto mais na moda, melhor. Além disso, a variedade que existe no mercado atualmente atende a demanda do público, que está sempre se inovando e surgindo com estilos diferentes.

    De acordo com a consultora ótica, Angélica Mantovani, as tendências para 2017 são os modelos com lentes espelhadas, com armações redonda ou de madeira, além do clássico aviador da Ray-Ban, que chega repaginado para a próxima estação.

    "Outra novidade para o ano que vem são os óculos com flatlenses, que são modelos com lentes retas, ou seja, com zero grau de curvatura e espelhadas", conta Angélica. A tendência já é febre em outros países e promete ser um dos modelos queridinhos das fashionistas brasileiras para o verão.

    Outra dica para as mulheres que gostam de compor o look com um acessório mais estiloso é o modelo com armação colorida. Há também a opção de armação transparente, que dá leveza ao visual. Esses óculos podem vir acompanhados de lentes acinzentadas, marrons ou espelhadas.

    Porém, aquelas que não gostam muito de ousar e buscam modelos mais clássicos, as opções são muitas e variam entre os óculos estilo "gatinho" até a armação tartaruga. Ambos os modelos citados são atemporais e democráticos, atendendo a todos os gostos e gêneros.

    As armações de madeira também estão em alta. Há pelo menos dois anos os fabricantes investiram na sustentabilidade e lançaram anos os ecologicamente corretos, produzidos com madeira reciclada, ou de lei, sem que houvesse desmatamento. Inicialmente houve uma rejeição, muitos achavam o modelo pesado e abrutalhado, porém ganharam seu espaço e hoje podem ser encontrados em todas as óticas.

    Seja para compor uma produção ou para proteger os olhos, os óculos são pela básica das mulheres modernas e a dica é saber escolher o melhor modelo para cada tipo de rosto e, claro, aquele que combine mais com seu estilo. Vale lembrar que as melhores opções são vendidas em óticas registradas, já que fornecem o acessório de qualidade e com garantia.

    Últimas