• OAB divulga nota de repúdio a ofensas racistas durante os Jogos Jurídicos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/06/2018 11:58

    A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Petrópolis emitiu nesta quarta-feira (6) nota de repúdio pelos atos de racismo registrados no fim de semana durante os Jogos Jurídicos Estaduais, em Petrópolis. Segundo testemunhas, as ofensas partiram de alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Entre as pessoas agredidas está um atleta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), que teve uma casa de banana jogada em sua direção. Ele já registrou queixa na 105ª Delegacia de Polícia. 

    “Lamentamos profundamente quaisquer atos racistas ou desrespeito. Situações graves como esta não devem se repetir, sendo necessária a exemplar punição dos autores. Nossa solidariedade aos que foram atingidos por tal fato, e confiamos que as autoridades busquem o desfecho que assegure o cumprimento da lei e a punição dos responsáveis”, diz o documento assinado pelo presidente da instituição, Marcelo Schaefer, e pela presidente da comissão de Direitos Humanos da subseção, Sheila Guimarães Frederico de Souza. 

    O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Gabinete da Cidadania, da Prefeitura, tam,bém se manifestaram contra os atos racistas que aconteceram durante os jogos e o caso estará em pauta na próxima reunião ordinária, marcada para o dia 13. 

    A coordenadora do Gabinete de Cidadania, Ana Maria Rattes, ressaltou a importância do papel do Conselho na sociedade civil, principalmente nessas situações como aconteceu com o universitário. “O Conselho é o órgão que tem como especificidade a formação da cultura anti-racismo na cidade. Eles têm essa responsabilidade de promover mudanças”, disse a coordenadora.

    Últimas