• O Marketing Digital realmente funciona?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/07/2016 12:00

    Se você tem uma empresa ou é responsável por captar clientes para a empresa que trabalha, já deve ter se feito essa pergunta muitas vezes. O Marketing Digital surgiu há alguns anos, vem sendo muito falado, invade nosso dia a dia, mas será que ele realmente funciona?

    Para responder essa pergunta vamos antes entender o que é o Marketing Digital. Será a promoção de produtos na Internet? Será ter um website? São posts em redes sociais? É aparecer nas pesquisas do Google?

    É um pouco de tudo. Podemos dizer que o Marketing Digital é um conjunto de ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet, seja de acessos fixos como desktops ou móveis como os celulares, para divulgar e comercializar produtos, conquistar novos clientes, melhorar a sua rede de relacionamentos e diminuir seus custos de vendas.

    Posto isso, vamos voltar a pergunta original: O Marketing Digital realmente funciona? A resposta é sim, desde que bem feito e executado!

    Ter uma presença online e explorar as vantagens do Marketing Digital pode trazer grandes resultados para sua empresa, com baixo custo em relação às mídias tradicionais offline. Mas também pode ser um fracasso se não for bem feito e pode desperdiçar muito dinheiro. E não o fazer pode significar o fim de seu negócio.

    A evolução da Internet nos permite cada vez mais conhecer e segmentar nossos consumidores. Essa é a regra básica para se ter sucesso em Marketing Digital: falar com quem realmente interessa, ou seja, com seu público. Se você pensa que colocar um banner num portal com sua marca ou comprar a palavra chave do nome de sua empresa no Google é o suficiente para ter uma boa estratégia de marketing digital está muito enganado.  O consumidor da Internet é tão ou mais exigente que o consumidor tradicional.

    Uma boa estratégia de Marketing Digital consiste em segmentação de mercado, website com conteúdo interessante, presença em sites de relevância para seu público, engajamento em redes sociais, bom posicionamento em Google, geração de Leads, utilização de ferramentas de automação, atendimento eficaz online, mensuração de resultados, e muito mais. Não é simples, mas se bem feito funciona. E é vital para a sobrevivência de seu negócio. Lembre-se que só no Brasil são quase 100 milhões de usuários de Internet e com certeza seu consumidor está entre eles. Se sua empresa não está explorando o Marketing Digital, seu concorrente está.

    Não importa o tamanho de sua empresa. Se você já atua com Marketing Digital e está tendo bons resultados, ótimo, continue assim e procure aprimorar cada vez mais! Se atua e o resultado não está sendo bom, algo está errado, analise e identifique oportunidades de melhoria. Se não atua, corra, está atrasado.

    * Giuliano Sarzana é administrador de empresas e sócio da empresa CPTarget Marketing de Performance

    Últimas