• O engenheiro da palavra

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  • 26/01/2020 12:00

    Quando se falava em poesia, a palavra “inspiração” saltava como fator imprescindível na composição poética. Essa ótica vem se desmistificando. Hoje a “transpiração” tem sido colocada acima da “inspiração”. Para constatar esse fato, basta olhar o trabalho técnico não somente com a forma, mas também com a concisão do conteúdo, o uso preciso da palavra para fugir da prolixidade. Mesmo os que prezam pelas metrificações e rimas destacam o cuidado que se deve ter com a estrutura do texto. O parnasiano Olavo Bilac já afirmara em “Profissão de fé”:

    “Torce, aprimora, alteia, lima/ A frase; e, enfim,/ No verso de ouro engasta a rima,/Como um rubim./ Quero que a estrofe cristalina,/ Dobrada ao jeito/ Do ourives, saia da oficina/ Sem um defeito/”.

    O lirismo desmedido torna o poema meloso. A evasão sentimental precisa ser contida para traduzir o que deveras se sente, sem pieguice. A discrição, a sutileza destilam o poético como um perfume que se procura identificar a origem. Sente-se o aroma que desperta a curiosidade da procedência. Poesia é essência.

    Essa discussão sobre a arte da palavra tem sido evidenciada pela comemoração do centenário de nascimento do poeta João Cabral de Melo Neto. Classificado didaticamente como da geração de 45, autor de “Morte e Vida Severina”. Notabilizou-se pela concisão dos versos. No poema “Catar Feijão”, escreveu:

    “Catar feijão se limita com escrever:/ joga-se os grãos na água do alguidar/ e as palavras na folha de papel;/ e depois, joga-se fora o que boiar./ Certo, toda palavra boiará no papel,/ água congelada, por chumbo seu verbo:/ pois para catar esse feijão, soprar nele,/ e jogar fora o leve e oco, palha e eco.”

    Basta ter noção da realidade para identificar o exagero emotivo dos versos sem vivência. No poema “A Literatura como Turismo”, João Cabral escreveu: “A linha entre ler e conviver/ se dissolve como em milagre”.

    Pelos versos, a imaginação viaja. Mallarmé já afirmara: “nomear um objeto equivale a suprimir os três quartos de prazer da poesia, que é feito de adivinhar pouco a pouco: sugeri-lo, eis o sonho.”

    A dimensão poética alarga-se na abstração, flu-ir é conceber o poema e voar além do escrito. Por isso que o leitor é coautor; acrescenta, ao poema, a experiência de vida. Esse vínculo é único, pois não se restringe à cumplicidade do ler e ficar calado. Há diálogo. O poema desloca o pensamento do leitor para um mundo em que a dor é frequente. Esse deslocamento permite um crescimento interior. Esta é uma das funções da Poesia: impulsionar o ser.

    Escreveu João Cabral no poema “Exceção: Bernanos, que se dizia escritor de sala de jantar”:

    “Por que é o mesmo o pudor/ de escrever e defecar?/ Não há o pudor de comer,/ de beber, de incorporar,/ e em geral tem mais pudor/ quem pede do que quem dá./ Então por que quem escreve,/ se escrever é afinal dar,/ evita gente por perto/ e procura se isolar?/ Escrever é estar no extremo/ de si mesmo, e quem está/ assim se exercendo nessa/ nudez, a mais nua que há,/ tem pudor de quem outros vejam/ o que deve haver de esgar,/ de tiques, de gestos falhos,/ de pouco espetacular/ na torta visão de uma alma/ no pleno estertor de criar./ (Mas no pudor do escritor/ o mais curioso está/ em que o pudor de fazer/ é impudor de publicar:/ com o feito, o pudor se faz/ se exibir, se demonstrar,/ mesmo nos que não fazendo/ profissão de confessar,/ não fazem para se expor/ mas dar a ver o que há.)”

    — Com João Cabral, aprendi que a Poesia não exclui palavras. Flores e fezes cabem no poema, só dependem da dor de quem as usa.

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