• O custo da saúde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/07/2016 12:00

    Saúde é o melhor que a vida pode nos oferecer. E quando adoecemos, ter a felicidade de solucionar ou amenizar o sofrimento.

    Com o excepcional avanço tecnológico e científico, inúmeros progressos acontecem a cada dia, no auxílio diagnóstico e no tratamento. As mãos precisas e abençoadas, utilizadas e ensinadas pelos grandes mestres ainda são muito eficazes, mas as tomografias, ressonâncias magnéticas, cintilografias, ecocardiogramas, colonoscopias e tantos outros exames, são fantásticos. Os exames de sangue recebem cada dia um novo parceiro. Fenotipagem e genotipagem, quem sonhava há 40 anos poder lançar mão delas. Maravilha. E os medicamentos. Cada dia mais específicos e curativos. Por aí já está a nanoterapia . Excelência e especificação no tratamento.

    Mas tudo isso tem um preço. E que preço. Todos nós temos pressa em utilizarmos tantos progressos. E quem paga? A velocidade da modernidade nem sempre é acompanhada pela possibilidade de usufruí-la. Certos procedimentos na saúde tem um valor altíssimo e inacessíveis para quase todos.    Em certos casos, curiosamente, mais encontrados no SUS do que em certos planos de saúde. 

    A destinação de recursos suficientes e racionalizados vai ter que ser pensada urgentemente, senão, um colapso econômico-financeiro pode acontecer nos municípios, inviabilizando os atendimentos. O reduzido número de leitos oferecidos é preocupante.

    A Justiça, que tanto tem ajudado na determinação de atos na área da saúde, precisa determinar quem e quando pagam as contas de tais atendimentos oficiados e realizados. A dívida de setores públicos com hospitais privados é constante e de difícil conclusão.

    Urge uma rápida reflexão e ajustes para fluir melhor o aproveitamento dos avanços conquistados. Saúde e segurança dominam o desejo de nossa gente por dias melhores….e que tudo aconteça rapidamente!

    Últimas