• Nutrientes nossos de cada dia II

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/02/2020 15:15

    No artigo publicado no ultimo domingo, a luz do sol foi o nutriente tema. Neste artigo teremos como tema outra grande fonte de energia que é o oxigênio. Em alguns ensinamentos modernos das técnicas do yoga, dizse que aproximadamente 90% da energia utilizada pelo corpo vêm do oxigênio absorvido pelo sistema pulmonar e pela pele.

    Na ausência de oxigênio, nossos corpos físicos só podem sobreviver alguns minutos. Podemos viver sem água durante algumas semanas e sem comida durante alguns meses. Esta afirmação atualmente já está sendo contestada, em função de casos incríveis que estão ocorrendo. Cabe o relato de um. Prahlad Jani, também conhecido como Mataji, é um sadhu (santo) iogue e eremita indiano que afirma ter vivido os últimos 74 de seus atuais 82 anos de vida sem comer e sem beber. Jani afirma que parou de se alimentar e beber aos 8 anos de idade.

    O iogue aceitou ser submetido a uma investigação em um instituto de pesquisas, onde ficou isolado em um pequeno quarto, com câmeras que o filmavam dia e noite. O quarto era observado permanentemente por grupos de pesquisadores, que a cada três horas recolhiam amostras do sangue do iogue. A pesquisa durou cerca de 10 dias, onde Jani em momento algum bebeu água nem comeu nada, nem evacuou ou urinou.

    O iogue passava o tempo andando pela sala, orando e meditando. De tempos em tempos, tomava banho em uma bacia. Sem que o iogue tivesse sido avisado, a quantidade de água do banho era medida antes e depois da higiene, a fim de que os cientistas se certificassem que ele não estava consumindo a água.

    Durante o experimento Jani falava animadamente e demonstrava vigor físico, tanto na aparência, quanto nos exames sanguíneos, que mostravam índices normais.

    O resultado do experimento foi inconclusivo, uma vez que nenhum dos pesquisadores conseguiu construir alguma hipótese que justificasse, dentro do conhecimento atual da ciência, como o iogue estava se nutrindo. Jani afirmou que se alimentava de luz, quando olhava diretamente para o sol durante vários minutos por dia, muito embora a ciência assegure que esse perigoso hábito danifica a retina e pode causar cegueira.

    Jani afirmou ainda que um orifício surgiu misteriosamente no céu da boca e quando ele olha para o sol, um tipo de gosma adocicada escorre do orifício para dentro desua boca, alimentando-o. Uma pesquisadora presente introduziu um dos dedos na boca do iogue e comprovou a existência de uma fenda no palato e da substância pegajosa que escorre dela.

    Jani deixou o hospital como um herói para seu pequeno grupo de seguidores, que o acompanharam até a caverna onde vive em meditação, na periferia de uma cidade próxima. Porém, para nós, simples mortais, sem duvida reconhecemos a importância do oxigênio como nutriente, procurando respirar de maneira adequada com o ar mais puro possível. Comer alimentos que contêm grande quantidade de oxigênio parece estar associado à boa saúde.

    O oxigênio constitui 85% da água, daí nos beneficiarmos ao beber água e comer alimentos ricos em água, como frutas, que podem conter até 90% de água.

     

     achugueney@gmail.com

    Últimas