• Novos conselheiros tutelares de Petrópolis são empossados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/01/2016 09:00

    Os novos conselheiros tutelares de Petrópolis foram empossados pelo prefeito Rubens Bomtempo neste domingo (10). A cerimônia lotou a Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta. Dois grupos irão atuar na defesa dos direitos da criança e do adolescente, no Centro e nos distritos. O mandato dos novos representantes terá duração de quatro anos.

    Durante a cerimônia, o prefeito Rubens Bomtempo destacou os avanços conquistados na proteção à criança e ao adolescente. “Com o fortalecimento do Conselho Tutelar, fica ainda mais evidente nossa preocupação com as crianças e adolescentes. Petrópolis está dando mais um passo: é uma cidade que cuida da criança e protege o seu futuro”, disse o prefeito, lembrando a ampla participação popular na eleição para os Conselhos, realizada em outubro de 2015. “A eleição despertou o interesse da população”, reforçou.

    A secretária-chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo, aproveitou o evento e anunciou que o Conselho Tutelar do Centro ganhará uma nova sede. “Na nova sede vamos garantir mais espaço e comodidade aos conselheiros e àqueles que chegam para atendimento”, frisou.

    Ao falar sobre a posse, Luciane lembrou a importância do conselheiro tutelar na rede de proteção à criança e ao adolescente. “Hoje é um dia muito especial, pois estamos empossando pessoas que vão, nos próximos quatro anos, se unir aos outros integrantes desta rede de proteção e trabalhar por nossas crianças, buscando resgatar o verdadeiro sentido da família. As crianças não podem se defender sozinhas. Quando um conselheiro tira uma criança ou um jovem da violência, notamos a importância deste instrumento para a cidade. Esta é uma missão muito nobre, e cada um dos eleitos deve cumpri-la com a maior seriedade e com a maior dignidade. É um trabalho que exige responsabilidade e, acima de tudo, amor”, afirmou.

    A vice-presidente do CMDCA, Irmã Irma Guizzo, destacou, na cerimônia, que o conselheiro tutelar deve voltar suas atenções para a vida das crianças e de suas famílias. “A família precisa ser respeitada. É importante que os conselheiros saibam que a dor de uma criança não deve, nem pode ser deixada para outro dia. O atendimento precisa ser feito independentemente do dia ou da hora”, declarou, reforçando que muitos avanços foram conquistados nos últimos anos pelo Conselho Tutelar na cidade.

    A secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Fernanda Ferreira, garantiu que o governo será um parceiro na atuação dos novos integrantes dos Conselhos Tutelares. “Agora, começa um novo ciclo na vida de cada conselheiro. A tarefa é árdua, e todos podem contar com a Prefeitura e com a Setrac para fazer com que esse instrumento, de fato, funcione”, reforçou. Representando a Comissão Eleitoral do CMDCA, Fernanda Ferreira lembrou que a parceria com o Ministério Público deu maior tranquilidade ao processo eleitoral. “Conseguimos concluir tudo dentro dos prazos estabelecidos, enquanto outras cidades enfrentaram dificuldades”, disse.

    Representando os conselheiros tutelares do primeiro distrito, Mérilen Dias ressaltou a lisura do processo eleitoral, lembrando o papel que o Conselho exerce. “Ser conselheiro tutelar não é um simples trabalho. A pessoa precisa gostar do que faz. É um sacerdócio. Agradeço por estar aqui e poder ajudar as crianças e adolescentes do nosso município”, afirmou. Rafael Soares, que falou em nome dos conselheiros tutelares dos distritos, destacou a lisura do processo. “O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conduziu a eleição de maneira transparente. Temos muito trabalho pela frente, muitas crianças e adolescentes que precisam de nós”, disse.

    O vereador Pastor Sebastião, presente ao evento, parabenizou o esforço da Prefeitura em estruturar os Conselhos. “Este é um grande desafio. Os conselhos tutelares têm papel importante para a proteção de crianças e adolescentes. Muitos, hoje, sofrem com as drogas e a violência e têm nos conselheiros um instrumento muito importante para que essa situação seja resolvida”, destacou.

    Foram empossados para atuar no primeiro distrito os conselheiros Mérilen Dias, Antônio Cesar Santos Santiago, Suany do Posto, Marise Brand e Margarete Amorim. Para o atendimento nos distritos, tomaram posse Idaiane Neves, Jorge Júnior, Débora Moravia, Rafael Soares e Pamela Amarante. Os suplentes do Conselho Tutelar do Centro serão Pedro Henrique Santos, Ednery Mello, Tia Neia, Tia Penha, Cristiane Pires e Professora Elenice Ruana. Já para os distritos, assumem a suplência Mestre Pequeno, Dos Anjos, Emmanuel, Jaciara do Quinzinho, Leandro Micaum, Leandro DDD, Luiz Afonso, Tatty Pimentel e Robson Bastos.

    Últimas