• Novo comportamento do consumidor faz crescer busca por móveis multifuncionais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/08/2016 17:10

    A busca por moradias menores, motivada, principalmente, pela crescente falta de tempo de homens e mulheres do século 21, tem transformado para valer a indústria de móveis e decoração. Isso porque boa parte das pessoas passam pouco tempo em casa e acabam investindo em apartamentos com menos espaço, em busca até mesmo de praticidade no dia a dia. Outras, porém, utilizam o mesmo ambiente, como sala de estar, como home-office. Esta é uma prática que vem conquistando cada dia mais adeptos que estão em busca de mais qualidade de vida e procuram evitar, por exemplo, perder muitas horas em trânsitos e engarrafamentos, características comuns, principalmente nos grandes centros, mas que já podem ser vistas em cidades do interior, como Petrópolis. Hoje, a média de deslocamento de Itaipava ao centro da cidade pode chegar a duas horas, dependendo do horário. 

    Foi pensando nesses hábitos que a indústria moveleira precisou apostar em produtos que atendessem aos novos consumidores, que precisam adaptar os ambientes, aproveitando da melhor forma cada metro quadrado. E é esse o motivo que tem contribuído para o crescimento da procura por móveis multifuncionais. Camas, mesas, armários, sofás, cadeiras, pufes e almofadas fazem parte dos cenários das casas atualmente. Em um mesmo ambiente é possível transformar um sofá em cama ou uma mesa de computador em mesa para jantar. Também existem as camas que podem ser camufladas em armários, oferecendo mais espaço durante o dia. 

    Segundo o especialista da Firjan, Hugo Gripa, essa busca pelo mobiliário multifuncional é cada vez mais comum e acompanha, justamente, a tendência de novos hábitos de consumo e formatos de moradia, que englobam apartamentos menores, novos formatos de família e também de trabalho, no caso do “home office”. “É possível identificar uma série de novas ferragens, dispositivos e acessórios que possibilitam inovadoras soluções para projetos de interiores e de móveis mais dinâmicos, modernos e com múltiplas funções, atendendo a essas novas demandas”, declarou. Dentro desse contexto, destaca que os consumidores estão mais exigentes. O perfil é o que investe em escritórios em casa, cozinhas abertas para sala, espaços gourmet, salas de TV e hóspedes e até mesmo ambientes coletivos de trabalho – coworking –, ou de moradia – cohousing. 

    Últimas