• Nova composição da Câmara renova em nomes e tem gente mais jovem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/11/2020 02:00

    Nova composição da Câmara renova em nomes e tem gente mais jovem

    Além de renovação – com sete nomes estreantes – a nova composição da Câmara de Vereadores ficou mais jovem. Agora sai a galera dos 50 aos 70 anos e entram representantes na maioria na faixa de 30 a 50 anos. O mais jovem é Yuri Moura, bebê de 30 anos e o mais velho – que dará posse aos demais – é Mauro Peralta, com 67 anos.

    Farinha

    Não se falou em outra coisa ontem nas redes sociais: farinha do mesmo saco. Ramon Mello, que nos debates bateu sem dó em Bomtempo, Mustrangi, Bernardo Rossi e Leandro Azevedo, classificando-os como farinhas do mesmo saco, acabou virando alvo de risadas por ter escolhido pular dentro deste saco, dando apoio a Bomtempo-Mustrangi.

     

    E Ramon Mello, declarando apoio a Bomtempo, docemente constrangido… mas tava gostando do pé de ouvido. 

    Exemplo

    Não é por falta de aviso ou de exemplo. Na eleição de 2012, Bernardo Rossi, ingenuamente, distribuía pancada em Bomtempo e Mustrangi. E aí quando foi pro segundo turno e teve o apoio de Mustrangi ninguém se convenceu que era uma boa….

    Novos apoios

    Elias Montes está a um passinho de declarar apoio a Bernardo Rossi e Leandro Azevedo, relutante, mas muito relutante mesmo, deve declarar apoio a Rubens Bomtempo.

    Pesquisa

    E, ao contrário do primeiro turno – que não teve uma pesquisa decente divulgada por Bomtempo e Bernardo porque elas davam a chance de Leandro Azevedo crescer – neste segundo turno vai rolar. 

    Desigual

    Hoje, Dia da Consciência Negra, uma constatação que mostra que a desigualdade é ainda monstruosa: repare nos vereadores eleitos em Petrópolis. Não há nenhum negro. E mesmo entre os candidatos à majoritária, apenas três chapas tiveram representantes negros: Republicanos, com a vice, Débora Moravia e o Podemos, com o vice Sargento DelRei, além do Psol com o único candidato a prefeito negro, professor José Luiz.

    Ainda longe do ideal

    E não é só aqui.  O número de vereadores negros que vão ocupar vagas nas câmaras municipais do país oscilou muito pouco com relação ao pleito de 2016. Há quatro anos, 42,1% dos eleitos se declararam negros. Agora, são 44,7% dos mais de 58 mil vereadores eleitos. As eleições de 2020 tiveram a maior proporção e o maior número de candidatos negros já registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Exatamente 50% dos candidatos se declararam pardos ou pretos, raças que, juntas, formam os negros, segundo classificação do IBGE.

    Mostrando serviço

    Junior Paixão, um dos estreantes na Câmara de Vereadores, foi o único a se mobilizar – ainda que só tome posse dia 1º de janeiro – para ajudar as famílias que perderam móveis e eletrodomésticos com as chuvas desta semana. Está angariando doações para levar aos desabrigados e deixou nas redes sociais até seu telefone celular. 

    Junior Paixão, um dos novatos eleitos, fazendo ação para ajudar desabrigados das chuvas.

    Ainda há muito para mudar

    Em 2019, 844 pessoas foram vítimas de discriminação racial no estado do rio de janeiro, sendo 766 delas negras. Isso quer dizer que duas pessoas sofreram racismo por dia.  E Petrópolis é a cidade do interior do estado que teve o maior número de vítimas, pelo menos as que registraram queixa nas delegacias: foram 31 casos. Os dados foram apresentados ontem no lançamento do Dossiê Crimes Raciais, do Instituto de Segurança Pública. As vítimas foram na maioria mulheres, com idades entre 40 e 59 anos.

    Propaganda

    Está começando hoje o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e tevê referente ao segundo turno das eleições municipais de 2020. Em Petrópolis, a propaganda vai ao ar nas rádios somente. E pelo que apresentaram nas ruas nos últimos dias, o tom de Bernardo e Bomtempo não deve mudar na propaganda neste segundo turno.  Já nas redes… o couro come!

    Aí, sim!

    A Rua Teresa aderiu ao período de promoções e vai oferecer descontos de até 40%. Este ano, também, a Associação da Rua Teresa não está usando o nome, de Black Friday, que normalmente identifica esse período, um modismo americano.  Para não associar a Rua a termos que podem ter conotação racista, a ARTE escolheu batizar o evento de Fashion Friday. Palavras que remetem ao polo e à ação de mercado.

     

     

     

    Últimas