• Nova campanha de castração gratuita começa nesta quinta-feira em Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/11/2018 18:00

    Começa nesta quinta-feira (22) mais uma etapa do Serviço de Castração Gratuita do governo municipal. A segunda etapa da campanha deste ano será realizada no Parque Municipal de Itaipava, com atendimentos para os animais inscritos previamente na Unidade Básica de Saúde de Itaipava. Para esta campanha estão previstos 1200 procedimentos em cães e gatos, que serão realizados até o dia 28 de novembro. A expectativa é de que 200 cirurgias sejam feitas diariamente, das 8h às 17h, pela equipe que conta com cerca de 20 profissionais.

    Esta é a segunda etapa da castração de animais urbanos feita no município e, segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é tanto de equilibrar o crescimento da população animal quanto controlar as zoonoses. “Essa campanha abrange a área de Nogueira até o Vale do Cuiabá. Essa é mais uma ação que contribuirá com o nosso trabalho de controle de zoonoses, que é a transmissão de doenças de animais para a população humana. Precisamos dessa castração para ter melhor eficiência no atendimento na cidade”, destaca a secretária de saúde, Fabíola Heck.

    Esse ano, o primeiro serviço prestado pelo município foi em julho, no bairro de Corrêas, que abrangeu os animais dos bairros do Bonfim, Castelo São Manoel, Caetitu, Jardim Salvador e Glória. Na ocasião foram castrados 920 animais. “Essa é uma forma de diminuir situações de maus tratos, de zoonoses. Ajuda a minimizar o desconforto dos animais e dos próprios donos. Castrar e controlar é fundamental. Essa campanha é destinada para as pessoas que têm dificuldades de recorrer a um serviço particular, pessoas de baixa renda, além dos animais de rua, desde que a pessoa que traga o animal se responsabilize por ele durante o pós-operatório”, destaca a coordenadora da ação, Maria Beatriz Pelleguini, que destaca que o cadastramento pode ser feito na UBS Itaipava até que todas as vagas sejam completas: “a intenção é atender as pessoas residentes dessa região. A gente segue um roteiro de castração que começou no Quitandinha e pretende levar até a Posse”. A nova ação vai abranger animais de famílias residentes em Nogueira, Itaipava, Madame Machado, Boa Esperança e Cuiabá.

    O cadastramento de animais para essa campanha de castração pode ser feito até o dia 27 de novembro, um dia antes do término do período de permanência do consultório em Itaipava. Há um mês a região já vinha sendo atendida pelo programa de castração do Governo do Estado, o Ambiente Animal que, com uma estrutura um pouco menor, realizou cerca de 600 castrações. O programa encerrou os atendimentos nesta quarta-feira (21) e as pessoas que não conseguiram a castração por esse programa podem fazer a inscrição na campanha municipal. “É necessário que as pessoas façam um novo cadastramento, pois são programas diferentes”, destaca Maria Beatriz.

    Os interessados devem se apresentar na UBS de Itaipava, onde farão o cadastramento, e serão agendadas e receberão todas as orientações para o dia da cirurgia, com dia e hora marcados.

    Últimas