Completando 175 anos em novembro, a alemã Zeiss, há mais de 90 anos no Brasil e referência mundial em tecnologia voltada à saúde e à indústria, reformou setores do prédio administrativo de seu complexo industrial de Petrópolis (RJ) e inaugura, agora, uma estrutura totalmente revitalizada que estimula o fortalecimento da integração e do engajamento entre equipes, excluindo divisórias físicas da planta. O projeto também revoluciona a identidade visual do ambiente, repensada por um comitê plural de colaboradores atentos ao entorno da unidade, localizada em região montanhosa e cercada por natureza no estado do Rio de Janeiro.
O novo modelo de escritório dá continuidade no Brasil à filosofia ‘One Zeiss’, que se alinha à matriz alemã na busca por unificar áreas de negócio em ambientes abertos de cooperação. Já empregado na sede administrativa inaugurada em 2020 no Brooklin, em São Paulo, o conceito agora agrega à unidade fluminense, em 2.463m², mobiliário renovado adequado ao coworking, salas de videoconferência ou de reunião que estimulam a interação, além de espaço de convivência equipado para pausas e alimentação. Com isso, mais de doze salas foram substituídas pela nova configuração, que tem também nove cabines multifuncionais para ligações e conferências reservadas.
“Criamos um ambiente mais moderno e colaborativo, que incentiva um olhar de cuidado entre equipes e um entendimento ampliado da dinâmica de trabalho. Ele também foi pensado para o visitante, que passa a ser mais bem atendido e integrado dentro dessa configuração, ajudando na sustentabilidade do negócio”, diz Gabriele Carlos, diretora de Recursos Humanos da Carl Zeiss Vision do Brasil. Cerca de 120 profissionais serão impactados pela mudança.
Área de descompressão e adequação de layout no setor operacional da empresa também estão programadas para serem entregues neste trimestre. Enquanto isso, colaboradores são orientados pela equipe de RH sobre as atualizações que a realidade desenhada pelo contexto pandêmico pede ao desenvolvimento das atividades corporativas.
“Ainda não falamos em uma volta efetiva ao presencial, mas aproveitamos o período para estruturar nosso plano de retomada pós-pandemia com uma política oficial de home office. Aos colaboradores já vacinados que queiram usufruir do novo espaço será dada a oportunidade, desde que mantendo o rígido compromisso com os protocolos sanitários da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Secretaria da Saúde”, reforça Gabriele.
A área operacional também passará por ajustes. Com previsão de entrega para dezembro deste ano, o ambiente fabril passará por melhorias e receberá ainda uma área de descompressão, concluindo assim a revitalização iniciada em março. Há dois anos foi realizada ainda a reforma do refeitório e dos vestiários, já entregues e em uso pelos colaboradores.
Brasilidade
A reforma no prédio administrativo da fábrica da Zeiss em Petrópolis foi pensada para seus colaboradores, mas também com a participação dos próprios profissionais que nela atuam. Resultado expressivo dessa integração é a nova identidade visual do setor revitalizado, que passa a receber nomes e estampas de pássaros que habitam a mata do entorno da unidade.
“Foi criado um comitê com 12 pessoas de níveis hierárquicos e setores distintos para uma pesquisa interna de melhorias. Entre pontos levantados foi atendida a sugestão de regionalizar a identidade visual, até então atrelada a parâmetros da matriz alemã”, destaca Gabriele.