• Yoga Mamãe e Bebê: aula é oferecida nos jardins do Museu Imperial neste domingo (5)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/02/2023 15:04
    Por Helen Salgado

    Neste domingo (5), as mamães e bebês estão convidados para uma manhã diferente no Museu Imperial. Às 9h, haverá aula de yoga no gramado, ao lado da portaria dos fundos do Museu. A entrada é gratuita.

    O projeto acontece toda semana. Em cada domingo um instrutor diferente oferece aulas no Museu. A maioria dos instrutores são do Espaço Shiva, espaço de terapias holísticas, localizado na Rua 13 de Maio.

    Carolina Pereira é professora e instrutora de yoga, com especialização em yoga para crianças. Em 2021, ficou grávida e, por conta da pandemia, não deu aulas durante toda a gravidez e puerpério. No entanto, fazia yoga todos os dias, por isso foi adaptando a prática a cada momento da gravidez.

    Após o nascimento da filha, Maria, a professora foi adaptando o yoga. No entanto, dessa vez com a filha ainda bebê, introduzindo a massagem, Shantala, e brincando com os movimentos do yoga.

    Atualmente, Maria está com 11 meses e meio, andando e puxando o ar para lá e para cá. “Percebi que o yoga pode ser adaptado perfeitamente a essas fases, numa aula mais flexível, relaxante, que preze a saúde física e mental e emocional, tão fundamental nessa fase.”, conta a instrutora.

    Foto: Carolina Pereira.

    Dessa forma, Carolina começou a montagem de um roteiro para essas aulas, respeitando a tríade da aprendizagem psicomotora, que é a cognição, movimento e afeto. Como é muito diferente de uma aula de yoga tradicional, ela pensou em intitular de Yoga Mamãe e Bebê, afinal, é para ambos, e estender também às mulheres grávidas com o objetivo de preparar o corpo para a gestação e aliviar a ansiedade.

    No Espaço Shiva, as aulas funcionam para até três mamães com bebês de até dois anos em uma sala grande, cada uma com um tapetinho e óleo de massagem, mas agora, com quase um ano da Maria, ela quis compartilhar essa prática-aula no projeto Todo Dia é Dia de Yoga para todas as mamães e suas bebês, além das grávidas, no jardim do Museu.

    “A ideia é ser um yoga prazeroso para um momento de união e partilha para cuidadores e filhos. Realizamos movimentos leves de alongamento, estímulo e massagem no bebê, enquanto nós, mamães, nos concentramos em nossa respiração e relaxação, dando atenção ao nosso músculo pélvico.”, explica Carolina.

    A professora ressalta que essa é uma aula bem diferente da aula tradicional. “É uma prática muito mais espontânea, pois cada ser é único e as crianças são espontaneidade pura. Não é para ser uma aula com sincronia do movimentos de todos, mas sim com adaptação de cada movimento, atendendo à demanda da mamãe e do bebê, com foco em sua respiração. Se a criança sair andando pelo gramado, nós vamos todas juntas, nos deixando guiar pela natureza pura de cada criança.”, finaliza.

    Últimas