• Yellen: mudança climática já impõe ‘custos significativos’ e riscos financeiros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/07/2022 14:18
    Por Gabriel Bueno da Costa / Estadão

    A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, afirmou que avaliar os riscos financeiros relacionados ao clima é uma prioridade neste momento para o Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira (FSOC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Em reunião do órgão nesta quinta-feira, 28, ela destacou os “custos significativos” já impostos pelas mudanças climáticas e também mencionou custos potenciais.

    Yellen disse que há meio milhão de residência nos EUA com “risco extremo” de sofrer incêndios. Segundo ela, há algumas áreas no país nas quais empresas se recusam a fazer seguros e, potencialmente, essas casas podem nunca conseguir ser vendidas, caso seus proprietários desejem fazer isso.

    Também presente na reunião virtual, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, destacou a importância da avaliação dos riscos relacionados ao clima e disse que o BC encoraja que esses estudos continuem. Ele lembrou que o Fed também tem essa questão em sua agenda e pretende incorporá-la a suas avaliações sobre riscos à estabilidade financeira.

    Últimas