Xepa da vacina no Rio e controle de fura fila em Petrópolis
E foi criado, claro que no Rio, a xepa da vacina. Funciona assim: depois de aberto o frasco com 10 doses de vacina contra a covid, dependendo da situação, não pode voltar a ser refrigerado quando sobram algumas doses. E aí as pessoas que sacaram isso ficam à espera nos postos de saúde pela sobra. O governo agora orientou esperar juntar grupos de 10 pessoas para abrir o frasco da vacina e aplicar todas as doses de uma vez para não haver essa sobra e nem a xepa.
De olho
Já em Petrópolis, os ministérios públicos estadual e federal estão de marcação cerrada com a vacinação. Já pediram, na última reunião com a prefeitura, nomes, endereços e funções do pessoal da saúde que já foi vacinado. Houve denúncias de fura-fila e os MPs estão apurando ouvindo inclusive funcionários já vacinados que não seriam da linha de frente da Saúde.
Calendário eleitoral suplementar inicia
E as primeiras eleições suplementares do Estado foram definidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. A escolha de prefeito e vice dos municípios de Itatiaia e Santa Maria Madalena, ambos na Região Serrana, estão marcadas para 11 de abril. Aqui, a gente ainda precisa aguardar o recurso de Rubens Bomtempo no Tribunal Superior Eleitoral (sem prazo) para depois saber se haverá eleição suplementar.
Prioridade
Foi aprovada em regime de urgência, por unanimidade, em primeira e segunda votação, quinta-feira, Dia Mundial do Câncer, indicação da vereadora Gilda Beatriz para que cirurgias e procedimentos que necessitem de biópsia, quando há suspeitas de câncer, tenham prioridade na rede pública municipal. Nada mais justo do que a proposição, mas caberá aos vereadores fiscalizar seu cumprimento, que é a parte mais difícil.
É só chegar lá, gente
E os vereadores, diante de muitas denúncias, organizam uma excursão pra ir às unidades de saúde, em especial no Hospital Alcides Carneiro e Hospital Nelson de Sá Earp, para verificar os problemas in loco e cobrar soluções. Não precisam nem anunciar, basta ir. Como vereadores o acesso é liberado para vocês. Aliás, se forem sem anunciar, a surpresa é melhor, né?
Mas já?
O secretário de Saúde Aloísio Barbosa Filho tem dito a pessoas mais chegadas e até mesmo a pacientes que aceitou o cargo porque quer mais conhecimento da coisa pública, mas que sua meta é ser candidato a deputado.
Contagem
Petrópolis está há 37 dias sem prefeito eleito pelo povo.
Tá podendo
Quando é questionado sobre uma possível abertura de processo de cassação – proposta de campanha de muitos vereadores novatos – o vereador Dudu apenas dá um sorrisinho e diz “pago pra ver”.
Tudo igual
Ué? Mas até líderes comunitários na gestão Rossi continuam firmes e fortes no governo interino?
Tribuna livre
E a nova composição da Câmara de Vereadores que anunciou que iria retornar o “Tribuna Livre” onde os cidadãos podem se inscrever e fazer uso da palavra em plenário? Não vai rolar?
Rapidez
E os vereadores já começaram a falar da penca de cargos em comissão (muita gente de Bernardo Rossi) nomeados? Gente, mas com apenas 30 dias a ficha tá caindo? Mas que cedo!
Fiscalização
Olha, é de admirar que um prédio, de cinco andares, só tenha sido embargado pela Prefeitura quando já estava praticamente pronto. A construção, em questão, fica no Sargento Boening e não possuía nenhuma licença. Aí, você pode pensar: mas e os vizinhos? Não viram? Viram, mas é enorme a burocracia para denunciar com apresentação até do CPF. Taí um bom tema para nossos vereadores: facilitar as denúncias e cobrar aumento no número de fiscais.