Vozes que participam do Festival Internacional de Corais embalam o domingo
O Festival Internacional de Corais (FIC), prossegue com atrações diversas atrações ao longo do deste domingo (19). Nos concertos gratuitos, o Coral Cantares, de Sorocaba/SP, Coral Nosso Canto/RJ, Coral da Cidade Universitária de Macaé/RJ, prometem encantar o público ao lado do Coral de Petrópolis e do Coral Jovem do IPAE, também da cidade. Nos Concertos de Gala apresentam-se no Theatro D. Pedro, às 20h30, o Coral Brasil Ensemble, da UFRJ, e Coro e Orquestra da UCP.
Às 12h têm início as apresentações na praça D. Pedro com o Coral Cantares, de Sorocaba/SP; sob a regência do maestro Cadmo Fausto, seu trabalho é focado no resgate da música popular brasileira, regional e folclórica, agregando um tanto de veia teatral às apresentações. No mesmo local, terá vez o Coral Nosso Canto/RJ, regido por Vanessa de Castro. Formado por integrantes de outros corais conduzidos pela maestrina Solange Mendonça, uniram-se para continuar o trabalho de amor ao canto coral, mantém o uso da voz branca e clara sem impostação, e repertório a capella. Os amantes da música conferem ainda o Coral de Petrópolis, com regência do maestro Rodrigo d´Avila e repertório eclético. Seu currículo conta com apresentações no Projeto Aquarius/RJ; com a Orquestra Petrobras Pró-Música; turnê ao Chile; Concerto Gloria, de Vivaldi em 2017.
Já no Palácio de Cristal, às 18h, vale conferir o Coral da Cidade Universitária de Macaé/RJ, criado em 2016 pelo regente Gunnar Taets com o objetivo de levar música à comunidade com foco na promoção da saúde, transmissão da ética e cidadania. Apresentou-se em eventos diferenciados, especialmente nas áreas cientifica e educacional. Os corais Cantares, de Sorocaba/SP e Nosso Canto/RJ que estiveram na praça D. Pedro, repetem a dose no Palácio. Encerrando, o Coro Jovem do IPAE possui 120 cantores adolescentes, apresentando-se em vários estados do Brasil. Seu repertório é de música sacra com roupagem moderna e alegre, sob a regência de Marcio Conrad.
O domingo termina com os Concertos de Gala no Theatro D. Pedro, às 20h30. O Coral Brasil Ensemble, da UFRJ, fundado pela regente Mª José Chevitarese em 1999, é detentor do Diploma de Prata da Choir Olympics 2000, na Áustria. Participou de diversas óperas e atuou junto a inúmeras orquestras. Tem como proposta a divulgação da música brasileira contemporânea, tendo participado de várias edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea. O Coral da UCP, sob a regência do maestro Antonio Gastão, possui repertório do popular ao clássico, dedicando-se em especial à música sacra. Participou do Projeto Aquarius com a Sinfônica Brasileira; da gravação em CD da Sinfonia Brasília, de Guerra-Peixe; apresentou-se no Theatro Municipal do RJ; mantém agenda anual de 60 exibições em média. A Orquestra de Câmara da UCP foi criada em 1997 para ser uma orquestra-escola. Com repertório dedicado à música sacra, seu currículo possui exibições como a Missa da Coroação e trechos Réquiem, de Mozart, e muitas outras obras importantes, incluindo modernas composições de autores brasileiros.
Os ingressos são a preços populares, R$ 20 e R$10 (meia) para Concertos de Gala no Theatro D. Pedro e para o grande Concerto de Encerramento no Quitandinha dia 26. Mais etalhes no site www.ficpetropolis.com.br.