• Votação de contas de 2016 de Bomtempo na Câmara pode repercutir nas eleições municipais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2019 13:00

    As contas 1

    A presença de Hingo Hammes na presidência da Câmara indica a retomada de um tema que pode ter repercussões grandes na política municipal. Está à disposição do novo presidente o parecer do vereador Wanderley Braga Taboada, relator da comissão que avaliou as contas de 2016, do ex-prefeito Rubens Bomtempo, e deu parecer favorável à manutenção da decisão do Tribunal de Contas do Estado, que indicou a desaprovação. Vereadores e integrantes do Executivo afirmam que já não há mais impedimento para que as contas sejam votadas, porque a liminar da 4ª Vara Cível, que suspendeu o processo, no início do ano, estava baseada no fato de o ex-prefeito ter pedido uma auditoria especial do TCE. A suspensão se daria, então, até que essa espécie de revisão fosse realizada, o que já ocorreu.

     

    As contas 2

    Um secretário municipal, dos mais influentes, diz que o governo não faz pressão em favor da votação, por medo de perder e dar a Rubens Bomtempo um extraordinário instrumento de campanha eleitoral. Os problemas que envolvem a votação devem ser grandes, porque são necessários os votos de 10 dos 15 vereadores para Bomtempo virar o jogo, aprovar suas contas e não correr qualquer risco de ficar inelegível. A tarefa de seus opositores é não deixá-lo alcançar 10 votos.

     

    As contas 3

    A tese de que as contas estão automaticamente rejeitadas, porque a Câmara não as votou em 90 dias, o que faria valer a decisão do Tribunal de Contas do Estado, já não é defendida com tanto empenho, dentro e fora do governo. Por este caminho, há jurisprudência capaz de alongar a discussão. 

     

    Natal com música

    A banda Concreto Humano é atração hoje do Natal Imperial, hoje no Palácio de Cristal. Foto: Bruno Soares

    As atrações do Natal Imperial começam hoje com shows destinados às crianças, com o grupo Tindolelê, às 11h; atividades circenses com Circolando no Natal, às 14h; Uma janela de histórias, às 15h. Depois, shows do Trio Pop Music, às 16h; Dudu King Trio; às 18h; e Concreto Humano, às 21h. Amanhã, as atividades também começam às 11h, com recreação com o Grupo Faz de Conta; The Erasmos, com Tributo a Roberto Carlos, às 18h; e Breno Morais e DJ, às 20h, no Palácio de Cristal. Na Praça da Liberdade, o esquenta da Escola de Samba Império de Petrópolis, começará às 17h30, seguido de Gargamel DK, às 20h. Amanhã, a atração é a dupla Fred & Ramon, às 19h.

     

    Caixas especiais

    Já estão valendo as regras do projeto de lei do vereador Marcelo Silveira, que determina a instalação de caixas eletrônicos, nas agências bancárias, em altura que permita acesso a cadeirante e pessoas de baixa estatura. O projeto, já sancionado pelo prefeito, prevê multas salgadas de até 500 unidades fiscais de Petrópolis, chegando ao dobro em caso de reincidência. Cada unidade vale R$ 136,31.

     

    Avanço da mediação

    O programa Petrópolis da Paz mobilizou 6,4 mil pessoas, em 2019, com um crescimento de 65% em relação ao ano passado. Apesar do número expressivo, o programa ainda é pouco conhecido. Ele integra as atividades da Coordenadoria de Relações Institucionais da Prefeitura, comandada por Roberto Júnior, e atua em Mediação Escolar, Justiça Restaurativa e Mediação Comunitária. A ideia é evitar que os problemas no ambiente escolar ou na comunidade se agravem e virem ações judiciais ou inquéritos policiais. Somente entre pais, alunos e professores de escolas municipais, o programa atendeu mais de 1,3 mil pessoas este ano.

    O atleta da foto é o prefeito Bernardo Rossi. Ele aproveitou a festa de inauguração da pista de skate, no Parque de Itaipava, para passear de bicicleta na nova pista de pump truck, que será a próxima atração do espaço. A inauguração está prevista para janeiro. Foto: Bruno Avellar/Tribuna de Petrópolis

     

    Lixo na rua

    A Comdep e a Secretaria de Obras estão trabalhando no recolhimento de lixo das ruas, no fim do ano. Boa providência. Melhor, ainda, se viesse acompanhada de rigorosa fiscalização nas empresas que são regiamente pagas para fazer esse serviço. Mas, não parece que isto esteja acontecendo. A coleta é, cada vez mais, precária, principalmente nos bairros.

     

    UPA Itaipava

    Técnicos da Enel passaram a manhã de ontem trabalhando na ligação de energia elétrica no prédio que vai aplicar a UPA de Itaipava. A inauguração será no dia 12.

     

    Missa

    Será rezada na próxima segunda-feira, na Igreja do Sagrado, a missa de sétimo de falecimento da professora Eneida Maldonado. Ela morreu na véspera de Natal, aos 90 anos, deixando filhos e netos. Educadora querida e respeitada, Eneida foi diretora das atividades da Secretaria Estadual de Educação em Petrópolis e supervisora escolar.

    Últimas