• Volta às aulas e os congestionamentos em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/02/2018 09:15

    Mais de 55 mil alunos voltaram às aulas nesta segunda-feira (5), nas cerca de 200 escolas públicas e privadas de Petrópolis. O início do ano letivo movimentou não só o Centro, que concentra grande quantidade de instituições, como também os bairros mais distantes. Nas ruas, todos perceberam a mudança, já que os reflexos no trânsito foram imediatos, com grandes congestionamentos.

    A Estrada União e Indústria, principal ligação entre o Centro os distritos, ficou com o trânsito muito lento durante todo o dia. Os trechos que cortam o Retiro, Corrêas, Pedro do Rio e Itaipava ficaram com o trânsito parado, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos. Quem precisa passar pela via para trabalhar sentiu a diferença no tempo de viagem. “Hoje o ônibus está demorando o dobro do tempo. Na sexta-feira passada saí de casa às 10h30 da manhã, na Posse, e cheguei no Centro antes de 12h. Hoje eu peguei no mesmo horário e só cheguei no Centro às 13h20. Praticamente três horas de viagem, num trecho que antes eu fazia na metade do tempo. Esse reflexo já era previsto. Infelizmente chegou a hora”, lamentou Bruna Barbosa, de 25 anos. 

    Um dos trechos de maior congestionamento foi o distrito de Itaipava, entre o Arranha-Céu e o trevo de Bonsucesso. “Há muitas escolas nesse pedaço e a rua é muito movimentada. Entra e sai carro das escolas. Também há muitos pais parados na beira da rua para pegar os alunos. É um transtorno diário que está recomeçando e que ninguém conseguiu resolver ainda. Atrasa a nossa vida, mas faz parte, porque os alunos precisam estudar”, completou Bruna. 

    Para tentar minimizar esse transtorno, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) reforçou a frota de ônibus com um acréscimo de 4% de veículos na operação. São 13 veículos a mais nas ruas da cidade, disponibilizados pelas permissionárias, por determinação da Companhia. Além disso, o órgão público intensificou as rondas próximo às escolas com grande fluxo de alunos e onde normalmente há problemas no trânsito. “Temos agentes para orientar o trânsito na Av. Ipiranga, na Mosela (próximo à Escola São Judas Tadeu), e na Estrada da Saudade, na Fábrica do Saber. São pontos com muitas retenções por causa do número de estudantes nessas regiões. 

    Além disso, a cidade tem mais ônibus rodando para atender os alunos”, afirmou o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco. Agentes da companhia e da Guarda Civil estarão também na Rua do Imperador, 16 de Março, Irmãos D’Angelo e Rua Teresa. 


    Linhas com mais carros

    A Cidade Real terá carros a mais nas linhas 111(Duarte da Silveira) e 116 (Dias de Oliveira). Pela Petro Ita, as linhas 415 (Vila Felipe), 423 (Espírito Santo) e 463 (Alto Independência – Rua O) terão reforço no número de veículos, seguindo horário normal. A empresa ainda terá mais coletivos nas linhas 429 (Lagoinha), 431 (Pedro Ivo) e 462 (Alto Pedro Ivo), que vão operar com ônibus extras em horário de sábado. Na viação Cascatinha, a operação extra será nas linhas 506 (Vicenzo Rivetti) e 525 (Comunidade do Neylor). Já pela Turb, o trabalho a mais ocorrerá nas linhas 611 (Bonfim), 613 (Bairro da Glória) e 619 (Castelo São Manoel – Ruas 6 e 11) – este último operando na parte da tarde.

    Com o acréscimo, serão 366 carros disponibilizados no município, fazendo uma média de 950 mil viagens ao mês transportando estudantes, o que irá melhorar as condições de transporte para alunos matriculados nas redes pública e privada de ensino. 

    Creches em obras serão reabertas no dia 19

    Das 184 escolas da redemunicipal, apenas três Centrode Educação Infantil nãoretomaram as aulas ontem(Marluce Pestana, no Bonfim;Herminia Matheus, no SãoSebastião; e Célia Lobo, no Quarteirão Italiano). As unidadesestão recebendo reformas epor isso tiveram o início do anoreprogramado pela Secretariade Educação, para que obrasestruturais sejam finalizadas.Nas três unidades as atividades serão retomadas, após o carnaval,no dia 19. Na Escola MunicipalizadaSebastião Lacerda,na Fazenda Inglesa, um atrasono serviço de capina fez com oque o reinício das aulas fosseadiado de ontem para esta terça-feira (6).

    Últimas