Volks lança o esportivo Polo GTS na faixa de 100 mil reais
A Volkswagen revelou novidades para a linha Polo. De volta aos modelos GTS, a marca alemã divulgou os preços dos novos modelos do carro: a versão hatch parte de R$ 99.470 e pode chegar a R$ 103.440 com opcionais. O Polo GTS sai de fábrica com motor 1.4 turbo de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas, com tração dianteira. Este é o mesmo conjunto mecânico usado em veículos maiores, como T-Cross, Tiguan e Jetta.
Os números de fábrica dizem que alcança os 100 km/h em 8,4 segundos e tem velocidade máxima limitada a 207 km/h. O visual é marcado pelos para-choques exclusivos e interior com bancos esportivos, além dos faróis full-LED. Barras estabilizadoras, molas e amortecedores são específicos para os esportivos, com ajuste mais firme. De série, o Polo GTS traz abertura de portas e partida do motor com chave presencial, piloto automático, 4 airbags, ar-condicionado automático, bancos dianteiros esportivos, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, saídas de ar traseiras, rodas de 17″ com pneus 205/50, seletor de modo de condução (Normal/Sport/Eco/Individual), sistema de frenagem pós-colisão, sistema start-stop e volante em couro com aletas para trocas de marchas.
Leia também: Placas com padrão do Mercosul entram em vigor em todo o país
Acompanhando a mudança feita no Polo Highline, o GTS virá com painel de instrumentos Active Info Display, sistema multimídia de 8″ (Discover Media) com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro (de série, apenas traseiro), detector de fadiga, retrovisor interno fotocrômico e sensores de luz e chuva. Estes itens eram oferecidos anteriormente como opcionais para a versão mais cara do hatch, mas agora fazem parte do pacote de série.
O modelo tem à disposição apenas um pacote opcional, por R$ 2.400, que adiciona sistema de som Beats com subwoofer e amplificador, e variador de espaço e rede no porta-malas. As cores metálicas cinza, prata ou azul custam mais R$ 1.570. Historicamente o nome GTS remete a esportivos intermediários na linha Volkswagen. Com o Gol, no final dos anos 1980 era assim. Enquanto o GTS trazia motor 1.8 de 99 cv a álcool, o GTI vinha com um 2.0 a gasolina de 120 cv.
O Polo GTS já está à venda e, de acordo com o gerente de marketing da Volkswagen, Max Frik, a versão irá responder por cerca de 3 a 5% do mix do hatch. Já o sedã Virtus GTS, mostrado junto com o Polo no ano passado, estará nas lojas neste mês de fevereiro.