• Vocês o mataram!

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/05/2018 08:15

    Em Jesus Cristo culmina todo o plano que Deus traçou para salvar a humanidade. Este é o conteúdo do discurso que Pedro profere em Jerusalém depois de descer sobre os discípulos o Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 2.14-36). 

    Pedro fala da atuação de Jesus, dos seus milagres, da sua crucificação e morte e da sua ressurreição, ponto culminante de toda a trajetória de Jesus. Através das suas palavras, ele faz os seus ouvintes sentirem que eles mesmos foram os responsáveis pelo desfecho da história: “E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram.” (v. 23) Esta acusação deve ter calado muito fundo na consciência dos presentes, pois o discurso culmina com a pergunta dos ouvintes: “IRMÃOS, O QUE DEVEMOS FAZER?” (v. 37)

    Através desta retrospectiva, Pedro quer mostrar que, começando pelo seu ancestral mais famoso, o rei Davi, o Pai sempre esteve presente na história, acompanhou toda a jornada do Filho até completar o Seu plano de salvação com a ressurreição de Jesus. 

    “Vocês o mataram! Vocês também são responsáveis pela Sua morte!” Esta acusação vale também para n´so. O apóstolo Pedro fala desse jeito para dizer que TODOS OS PECADORES – O QUE SIGNIFICA TODOS OS SERES HUMANOS – são culpados pela morte de Cristo. Foi precisamente por isso que Deus traçou todo o plano de salvação e enviou o seu Filho, acompanhou toda a Sua jornada para nos redimir dos nossos pecados.

    “Vocês mesmos o mataram” não quer ser uma sentença condenatória, mas quer dizer que Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar e que nós fazemos parte do Seu plano de salvação. E quer também nos lembrar de nossa situação humana de pecadores condenados diante de Deus e nos dizer que SEM JESUS NÃO HÁ SALVAÇÃO, pois somos culpados e culpados são condenados! 

    Por isso, a pergunta da multidão: “o que devemos fazer?” Pedro responde: “ARREPENDAM-SE, E CADA UM SEJA BATIZADO EM NOME DE JESUS CRISTO”. 

    Esta deve ser sempre a nossa atitude diante do Deus da Vida: ARREPENDIMENTO dos nossos maus caminhos! E buscar a cada dia a santificação através da oração, meditação, leitura bíblica, participação na Comunidade de Jesus Cristo e, principalmente, através de uma atitude de vida conforme o Evangelho. Assim, viveremos como uma pessoa que se arrependeu de fato! 

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas