Vocês não sabem nada…
Através da inteligência dada por Deus, o ser humano pode usufruir de tudo aquilo que Deus criou. Aprendeu a utilizar todas as matérias criadas. Através de observações, indagações, buscas, pesquisas, o ser humano foi ampliando seu conhecimento.
Através do conhecimento, estabeleceu regras de conduta na sociedade que são sempre discutidas, aperfeiçoadas e atualizadas. O ser humano conheceu transformações mercantis, políticas, industriais, desenvolveu a ciência.
Porém, apesar de todo o progresso e de toda a evolução, continua a observação de Caifás, o Grande Sacerdote: “Vocês não sabem nada!”. (João 11.49), ditas quando os fariseus e os chefes dos sacerdotes e o Sinédrio se reuniram para falar sobre os milagres que Jesus estava fazendo e a possível revolta popular e a intervenção das autoridades romanas que se seguiria. Depois dessas palavras iniciais, Caifás diz que é melhor um homem ser morto que um país ser destruído. (João 11.50)
Sim, essa advertência de Caifás continua válida porque as pessoas continuam ignorantes e teimam em não conhecer e praticar a Verdade, que é Jesus Cristo. As pessoas continuam excluindo Jesus de suas vidas, de seus sistemas políticos, de suas famílias, do uso de suas descobertas científicas… As pessoas continuam a matar Jesus.
O ser humano, mesmo com toda a tecnologia e avanço da ciência que conseguiu com o uso da inteligência dada pelo próprio Deus, continua cego e ignorante ao conhecimento da justiça pregada por Jesus, continua cego e não quer amar a Deus e ao próximo. Continua a desenvolver uma tecnologia que é capaz de levar as pessoas para passear na lua, mas é incapaz de amar, de acolher, de cuidar do seu semelhante como Deus quer. É incapaz de dirigir países e sistemas econômicos para o bem comum!
Por quê?
Porque, apesar de toda sua inteligência, lhe falta a sabedoria divina. Porque continua a desenvolver sua inteligência, mas insiste em desconhecer ao seu Deus, que é a fonte da Sabedoria.
Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis.
Avenida Ipiranga, 346.
Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703