Você sabia que já é possível tirar o passaporte em Petrópolis? Confira o passo a passo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/08/2019 14:40

    O passaporte é o primeiro passo a ser dado no planejamento daqueles que desejam fazer uma viagem para fora do Brasil. Como todo processo burocrático, leva algum tempo e algumas etapas a seguir. No entanto, o documento está mais acessível do que nunca para petropolitanos, já que a cidade passou a contar com o serviço de emissão de passaporte desde dezembro de 2017. Agora não é mais necessário se deslocar até o Rio de Janeiro, apenas agendar um horário no posto da Polícia Federal, na Avenida Ayrton Senna, n°699, Quitandinha, e começar a planejar a próxima viagem.

    Leia também: Vai viajar pela 1ª vez a Buenos Aires? Confira dicas do que fazer por lá

    Confira o passo a passo para o requerimento do passaporte:

    1. Acesse o site da Polícia Federal (www.pf.gov.br) e procure pela seção “Passaporte”. Lá você deverá consultar os documentos necessários. Não existe “renovação” ou “prorrogação” do passaporte, portanto, a cada emissão é necessária a apresentação dos documentos originais listados.

    2. Preencha o formulário online de emissão de passaporte, disponível no site. Ao final do preenchimento, após o envio dos dados pelo site, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU), junto com o protocolo gerado.

    3. Pague a taxa da GRU no valor de R$ 257,25, respeitando a data de vencimento. O pagamento pode ser feito em qualquer banco ou agência lotérica.

    4. Agende o seu atendimento presencial no site, escolhendo um dos postos da Polícia Federal, a data e o horário. O agendamento só poderá ser feito após a compensação do pagamento (que pode variar de 1 a 3 dias úteis). Caso precise reagendar, é possível, mas é importante que saiba que, por questões de segurança, será possível reagendar apenas duas vezes a cada 30 dias.

    5. Compareça ao posto da PF, no dia e horário agendados, com toda a documentação exigida. Lá serão coletadas as impressões digitais e foto para o documento. Após este atendimento, o passaporte estará disponível para entrega após seis dias úteis.

    6. O passaporte será entregue pessoalmente e somente ao seu titular, sempre no mesmo local da solicitação e nos horários indicados pelo atendente no dia da solicitação.

    Para mais dicas e roteiros de viagem, acesse o blog Viver e Viajar.

     

    Últimas