• Você sabe qual é a hora certa para trocar os pneus do seu carro?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/05/2018 17:03

    Antes de trocar os pneus é necessário tomar uma série de cuidados, para que o novo conjunto não se desgaste mais rápido do que deveria. E alguns erros do motoristas podem provocar esse desgaste prematuro. Para saber quais, o Caderno Automóveis bateu um papo com o especialista em mecânica automotiva, Charles Lippi, da Charles Rodas e Pneus.

    Você lembra de calibrar o pneu quando para no posto? “O correto é calibrar os pneus conforme a indicação do fabricante; isso interfere no comportamento deles. Rodar com o pneu abaixo da pressão adequada aumenta a área de contato com o piso (gerando um desgaste mais acelerado nas extremidades), torna a direção do veículo mais pesada”, explica Charles que diz ainda que um pneu com baixa pressão ainda pode causar dissolução da rodagem (parte que toca o solo) devido ao calor gerado. “Por outro lado, o excesso de pressão causa desgaste acentuado no centro da rodagem, perda de estabilidade em curvas, rachaduras na base dos sulcos, maior propensão a estouros por impacto e maior facilidade de penetração de objetos”, destaca.

    Em dias de chuva, o risco de aquaplanagem e a perda do controle da direção aumenta quando há pouca ou nenhuma profundidade dos sulcos, comprometendo o escoamento da água que fica entre o pneu e o piso. “A profundidade mínima dos sulcos dos pneus, indicada pelos TWIs (Tread Wear Indicators) – saliências da borracha vistos dentro dos sulcos –  é de 1,6 mm de profundidade. Abaixo dessa medida, em qualquer parte dos sulcos, o pneu é considerado “careca””, informa.

    Alguns motoristas costumam frisar a banda de rodagem – “riscar os pneus” – quando ela chega ou ultrapassa o limite de segurança indicados pelos TWIs (Tread Wear Indicators) para tentar prolongar a vida útil do pneu. “Essa prática é condenada pelos fabricantes porque a retirada da parte da borracha que compõe a estrutura deixa a lona aparente e faz com que o pneu perca a resistência. Isso pode provocar um estouro”, comenta Lippi.

    De nada adianta colocar os pneus novinhos se a suspensão e outras partes do veículo não estão em bom estado. “Uma suspensão mal calibrada e com peças desgastadas provoca o desalinhamento de direção do carro. O desgaste irregular ou prematuro deles pode significar que o alinhamento do veículo não está correto ou que partes da suspensão podem estar gastas”.

    O rodízio de pneus serve para equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. “Por exemplo, as rodas da frente têm as funções de acelerar, frear e esterçar o veículo, desgastando-se mais que as de trás. Trocando de posição os dianteiros com os traseiros e incluindo o estepe na operação, é possível adiar o momento da compra de novos pneus”´.

    Últimas