Você já imaginou lavar os cabelos sem usar xampu?
O co-wash é uma técnica para lavar os cabelosque dispensa o uso de xampu, usando apenaso condicionador. Os sulfatos, encontrados nagrande maioria dos xampus, são agentes responsáveispela limpeza e pela espuma. Porém,além de tirar a sujeira dos fios, tiram tambémos óleos naturais e os lipídios do cabelo. Foi emfunção desses danos que surgiram técnicas comoo co-wash, com produtos que não contêm elementosindesejados como os sulfatos, derivadosde petróleo, óleos minerais, vaselina, parafinalíquida ou silicones insolúveis.
Qual o resultado do cowash?
Se seu cabelo está muitoressecado, ou danificado porprocessos químicos, essa técnicapode ser uma maneirade recuperar a vitalidade esaúde do cabelo, sem recorrera hidratações e outros tratamentosde salão.O co-wash vem conquistandoprincipalmente quemtem cabelos crespos e cacheados,que já possuem a proteção natural reduzida: o seboproduzido no couro cabeludonão consegue atingir as pontasdos cabelos espiralados,os ressecando com mais facilidade.Segundo as adeptasdesse procedimento, o cabelofica mais macio, hidratado ecom menos frizz.Eu testei a técnica e acheimuito interessante o resultadono cabelo. O cabelo ficoumacio e hidratado, e não ficouoleoso. Pretendo incluirpelo menos uma lavagem nasemana com a técnica. Usei ocondicionador da Lola Creoula,específico para co-wash.
Para qual tipo de cabeloé indicado?
É especialmente indicadopara cabelos quimicamentetratados, com mechas ouluzes, ressecados, cacheadose crespos. Evite fazer em cabelosoleosos.Se você lava os cabelostodos os dias e tem cabelostingidos, é interessante intercalar a técnica com a lavagemconvencional com xampu,assim a tinta dura mais tempo.
Como fazer o co-wash?
Você conhece a técnicaco-wash para lavar os cabelos?Molhe os cabelos comágua morna e massageie poralguns minutinhos. Assim, agordura do couro cabeludovai sair.Retire o excesso de água,de preferência com uma toalha.O excesso de água no fionão deixa o condicionadorpenetrar no fio.Passe o condicionador naraiz e em todo o comprimentoaté as pontas (não economizeproduto!), massageando bemo couro cabeludo para ativar acirculação e limpar bem.Massageie as mechas decima para baixo para limparos fios com o condicionador.Em seguida, enxáguesem deixar excesso de condicionadornos cabelos. Vocêpode usar outro condicionadormais concentrado (semóleo mineral) nas pontas eenxaguar.Opcional: se você gostade uma sensação de limpeza efrescor, você pode acrescentaróleos essenciais no condicionadorpara fazer a lavagem.Alguns óleos apropriados são:copaíba, tea tree, cedro, laranja,limão ou lavanda. Podeacrescentar umas 3 gotinhas,na mão mesmo, misturandocom o condicionador antes de passar nos cabelos. Juntamente com o co-wash,é recomendado fazeruma limpeza profunda comxampu antirresíduo ou detoxcapilar a cada 15 dias.O co-wash é mais umatécnica que está à disposiçãopara ser usada por todas: nãoestou dizendo que é o jeitocerto ou errado de lavar ocabelo; é apenas mais umaalternativa a ser consideradae testada.
Quantas vezes fazer oco-wash?
No início, o cabelo podeparecer estranho após o cowash:pode coçar e ficar oleoso,mas é apenas uma fasede adaptação.Os xampus e máscarastradicionais (com sulfatos ederivados de petróleo) “mascaram”o cabelo: se vocêusa esses produtos há muitotempo, pode ser que já nãoconheça o estado real do seucabelo. Por isso é necessárioesse tempo para você e seucabelo se acostumarem.A frequência do uso datécnica depende de quãoadaptada você está.
Condicionadores indicadospara co-wash
O condicionador temagentes emolientes que limpamsem ressecar. Mas atenção: deve-se evitar o uso decondicionadores com petrolatose silicones insolúveis paraa técnica dar certo.