‘Viver eu Quero’ conquista grupo de solidariedade entre mulheres
Diagnosticada com câncer de mama em janeiro de 2016 e ainda em tratamento, Dayane Sant´Anna Benevides descobriu uma forma de auxiliar a própria recuperação e a de outras centenas de mulheres, ao criar o blog ‘Viver eu Quero’. Day, como é carinhosamente chamada, passou a relatar seu dia a dia, incluindo tudo o que envolve o tratamento da doença. Apesar disso, ela pretendia atingir somente o público feminino, mas foram justamente as mulheres que se sensibilizaram mais com a sua história e também as responsáveis pelo movimento de amparo e proteção desenvolvido até então.
Em menos de um ano foram criadas redes sociais, campanhas, eventos e um grupo de apoio onde os laços de solidariedade se transformaram em companheirismo e amizade. São mulheres auxiliando outras mulheres em situação de fragilidade na saúde, mas com uma força capaz de movimentar ações coletivas que emocionam a blogueira diariamente. “Acho que o maior feito do blog, além de trazer informação acessível a várias pacientes que se sentiam sozinhas, foi a possibilidade deste encontro. As mulheres ganharam um espaço para esclarecer dúvidas e se sentir integradas. Além disso, surgiu uma sensação de pertencimento que muitas haviam perdido”, conta.
Com apenas 32 anos Dayane superou o assombro inicial provocado pelo resultado dos exames, que chegaram durante as festividades de Natal. Um mês depois veio a confirmação do diagnóstico e o início da rotina de tratamento. Logo em seguida começaram as primeiras publicações no blog e redes sociais. No início de agosto, estimulada pela repercussão positiva das postagens, a petropolitana realizou a campanha ‘Lenços da Alegria’, com o objetivo de disseminar o fluxo de afetividade e otimismo através da doação de lenços e cartas de carinho a pacientes em tratamento quimioterápico.
Ao todo foram 1.500 mulheres beneficiadas com as doações de lenços em diversas regiões do Brasil. Em fevereiro de 2017 a blogueira foi surpreendida com o título de ‘Blog de destaque de 2016’, pelo Prêmio ‘Troféu Cidade Imperial- Petrópolis e Itaipava’, classificação sujeita à votação popular realizada através da internet. Hoje o site conta com 14.125 seguidores e 47,255 views, além de mais de 14 mil curtidas na página do Facebook e 40.528 visualizações nos vídeos de entrevistas, dicas e tutoriais no canal do Youtube.