“Viver eu quero” apoia pacientes com câncer
"Tenho 32 anos, casada, um filho de quase 3 anos de idade e em janeiro de 2016 fui diagnosticada com câncer de mama. Ainda estou em tratamento quimioterápico". É dessa forma que a petropolitana Dayane Sant´Anna Benevides começa o seu relato. Para muitas pessoas, esse é um desabafo de uma pessoa desesperada. Pelo contrário. Foi através da dor que Dayane tirou forças para elaborar uma campanha de amor ao próximo: Campanha Lenços da Alegria. A iniciativa pede a doação de lenços que serão enviados pelos Correios. Os lenços serão acompanhados de uma mensagem de carinho a todas as pacientes oncológicas que solicitarem um lenço pelo blog www.vivereuquero.wordpress.com.
A ideia de promover a campanha surgiu no início deste ano. Após o susto inicial dos exames que foram realizados na época de Natal e da notícia que veio logo no início de 2016, o novo ano se mostrou totalmente diferente: não apenas pela rotina de tratamento, mas pelas diversas atividades que Dayane desenvolveu para fazer do seu processo uma forma de ajudar outras pessoas. Com o incentivo de parentes e amigos que ficaram surpresos com a disposição e alegria da então paciente, foi criado o Blog ‘Viver Eu Quero’, que acabou gerando uma página no Facebook, hoje com quase 4 mil curtidas, além de um perfil no Twitter e no Instagram e um Canal no Youtube, onde são exibidos diversos vídeos com dicas voltadas para o bem-estar durante o tratamento e dia a dia de quem convive com a doença. No início de agosto, estimulada com a repercussão positiva dos próprios posts e tutoriais de amarrações de lenços, a petropolitana lançou a campanha.
"É claro que, inicialmente, o diagnóstico é um choque, mas em um determinado momento comecei a perceber a vida com outros olhos e passei a encará-la de uma maneira bem mais feliz e otimista. Poderia me deixar levar pela tristeza e permitir que isso me consumisse ou compreendia que, na verdade, todos nós deixaremos de estar por aqui um dia e que, portanto, temos mesmo é que aproveitar a vida intensamente. Resolvi, então, viver o mais intensamente possível, aproveitando especialmente os pequenos grandes momentos da vida, como ouvir 'eu te amo' do meu marido, ganhar um abraço entusiasmado de bom dia do meu filho e receber um olhar de orgulho dos meus pais. São momentos simples, mas muito ricos", disse Dayane.
A Campanha "Lenços da Alegria" teve início com as doações de familiares e amigos de Dayane, mas hoje já conta com pontos de arrecadação em Petrópolis e em Rio Bonito. Assim, quem quiser participar deve comparecer a um dos locais de apoio doando ao menos 1 (um) lenço (no formato quadrado: medindo aproximadamente 1m x 1m ou retangular: no estilo echarpe) . A blogueira sugere ainda que, aqueles que desejarem, podem enviar também uma mensagem de incentivo para ser encaminhada ao destinatário junto com a doação.
"A ideia é muito mais do que sobreviver. A proposta é viver intensamente essa vida linda que Deus nos deu. O blog acabou gerando um canal no YouTube e uma página no Face, o que me permitiu ter contato com muitos outros pacientes. Nesses contatos, acabei recebendo uma outra lição da vida. Descobri que apesar dos meus problemas de saúde, na verdade sou privilegiada, pois tenho toda a estrutura necessária para enfrentar meu diagnóstico. Tenho visto muitas pessoas que enfrentam a doença em grave risco social, outras que querem se tratar e não podem por falta de medicamentos e ainda pessoas que enfrentam essa batalha de forma solitária. Muitas mulheres são abandonadas por seus companheiros ao longo do tratamento e encaram a doença somada a mais uma difícil dor da vida. A afetividade é muito importante neste processo para qualquer paciente e eu queria poder fazer a diferença para essas pessoas", conta Dayane.
Dayane conta ainda que uma história, em especial, mexeu com ela. "Uma seguidora da página, do interior do Piauí, teve a perna amputada ao longo de seu tratamento. Ela um dia veio me falar que tinha apenas três lenços e que gostaria de ter mais para poder praticar as amarrações que eu ensinava. Ela, eu pude ajudar, mas muitas outras mulheres enfrentavam essas e outras lutas. Como ajudar a todos que chegavam até mim? Sozinha eu não poderia fazer muito e um dia dividindo essa preocupação com minha mãe ela me incentivou a fazer uma campanha", contou.
Os lenços podem ser entregues em pontos de arrecadação em Petrópolis e Rio Bonito. "Não é muito, mas é um gesto representativo de força, amor e coragem para quem recebe. Estamos programando de fazer um aulão de zumba, no dia 12 de outubro, em apoio à Campanha Lenços da Alegria. A professora Luana Andrade está organizando o evento e se dispôs a dar a aula gratuitamente, com o intuito de ajudar na campanha. Para participar da aula bastará levar um lenço, que será doado para a Campanha Lenços da Alegria. Ainda estamos bem longe da nossa meta total de arrecadação de lenços, mas tenho fé de que vamos conseguir. Há muita solidariedade por aqui", explica Dayane.
Quem quiser participar da campanha pode deixar o lenço nos pontos de arrecadação: Salão Celia e Igor Cabeleireiros (Rua do Imperador, 264, Shopping Santo Antônio, sobreloja 7, Centro); Centro de Podologia e Estética Celia e Igor (Rua do Imperador, 264, Shopping Santo Antônio, sobreloja 15, Centro), Top Model's (Rua Tereza, nº532-A, Alto da Serra), Escola Favo de Mel (Rua Santos Dumont, 847 – Centro), Salão Unissex Provisión (Rua Hercides José Estrela, 66, Loteamento Samambaia). Há pontos também em Rio Bonito: Papaola Bistrô (Rua Dr. Marinho, 79, Centro) e Papaola Gourmet (Avenida Sete de Maio, s/nº, Centro).