• Viveiro Ninkasi comemora pioneirismo na certificação de mudas de lúpulo no Brasil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Credenciamento do viveiro como “Certificador de Produção Própria” coloca o Brasil em lugar de destaque no cenário da agricultura cervejeira.

    07/06/2023 10:50
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Viveiro Ninkasi mais uma vez se destaca com pioneirismo, se tornando o primeiro certificador de mudas de lúpulo no Brasil. O que isso significa? Após um intenso trabalho de mais de um ano, o viveiro conseguiu obter junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) o Certificado de Credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) de “Certificador de Produção Própria”.
    Mas o que são mudas certificadas? As mudas certificadas são aquelas que atendem aos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação de sementes e mudas. Elas também podem ser produzidas sob o controle de uma entidade certificadora credenciada pelo MAPA.

    Foto: Divulgação

    A certificação de semente e mudas, de caráter voluntário, é o processo executado mediante controle de qualidade em todas as etapas do seu ciclo, incluindo o conhecimento da origem genética e o controle de gerações, que assegurem a rastreabilidade do lote e o certificador. O MAPA ou pessoa por este credenciada, é o responsável por verificar a aplicação das regras de certificação estabelecidas pela Legislação de Sementes e Mudas. As mudas certificadas podem e devem ser reconhecidas através do Certificado que acompanha a nota fiscal de venda.

    O lúpulo

    O lúpulo é uma planta trepadeira da espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae, que é usada na fabricação de cerveja para dar aroma, sabor e amargor à bebida, além de atuar como conservante natural. O lúpulo também tem propriedades terapêuticas, sendo usado no tratamento de problemas hepáticos e digestivos.

    O cultivo de lúpulo no Brasil enfrentava muitos desafios, como a falta de adaptação da planta ao clima tropical, a dificuldade de importação de mudas estrangeiras e a ausência de regulamentação específica para a atividade. Por isso, o trabalho dos viveiros Ninkasi e Hops Brasil é tão importante e inovador para o setor.

    O Viveiro Ninkasi

    O Viveiro é fruto de um trabalho intenso da pesquisadora e técnica agrícola Teresa Yoshiko, que se apaixonou pelo lúpulo e resolveu testar seu cultivo em Teresópolis. Ela conseguiu resultados surpreendentes, provando que o lúpulo pode crescer no Brasil, mesmo em climas tropicais.

    O Viveiro Ninkasi fica em Teresópolis (RJ), cidade que recebeu o título de Capital Nacional do Lúpulo em 2022, e foi o primeiro a receber a autorização do MAPA para importar mudas comerciais de lúpulo “in vitro” dos Estados Unidos, em 2021, com genética comprovada.
    Foto: Divulgação

    “A montagem deste manual de qualidade exigiu muita pesquisa e dedicação. Além disso, realizamos frentes de pesquisas com várias instituições na área química desde 2021 para estudar os fins fitoterápicos, várias pesquisas com produtores de norte a sul do país e com entidades de pesquisa, como a Embrapa, Pesagro, Emater Rio e Universidades, onde acolhemos estagiários, tanto no Viveiro, como nos produtores de lúpulos onde prestamos consultorias. Com isso, estamos contribuindo para que a cultura do lúpulo no país cresça de forma idônea e ordenada”, explica Teresa Yoshiko.

    Até 2022, o Viveiro Ninkasi tinha a capacidade de 120.000 mudas anuais; em 2023 passou para 1.200.000 mudas anuais, graças à montagem de um Laboratório In Vitro de onde as mudas poderão ser exportadas para vários países. Vale ressaltar que as mudas feitas in vitro são isentas de pragas e doenças.

    Teresa Yoshiko (foto) realiza estudos sobre o cultivo de lúpulo em todo o país desde 2017; no início de 2023, o viveiro montou o primeiro manual de qualidade e enviou para o MAPA.
    Foto: Divulgação

    Trabalho sério e responsável

    Hoje o Viveiro Ninkasi oferece 26 variedades de lúpulo para os produtores brasileiros, com mudas criadas com esta tecnologia “in vitro para garantir a saúde e a qualidade das plantas.

    A Ninkasi é um exemplo de como o Brasil está se destacando no cenário mundial da cerveja artesanal, com um trabalho sério e responsável que valoriza a agricultura cervejeira nacional.

    “O produtor não deve aceitar menos. Ao comprar as mudas de lúpulo, é importante que ele faça isso de viveiros com mudas certificadas. Não vale correr o risco de ser enganado. As mudas de lúpulo são perenes e têm a durabilidade média de 15 anos. O produtor só vai descobrir que comprou gato por lebre quando estiver colhendo”, ressalta Teresa Yoshiko

    Últimas