• Vítimas de acidentes irão para hospitais dos planos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/07/2016 10:40

    Foi sancionada ontem pelo governador em exercício Francisco Dornelles a lei que determina que as vítimas de acidente de trânsito, socorridas pelo Corpo de Bombeiros sejam encaminhadas para hospitais particulares conveniados com os seus respectivos planos de saúde. O texto de número 7042/2016 passou a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, na manhã de ontem.

    Segundo a lei, de autoria dos deputados Samuel Malafaia (DEM), Jorge Picciani (PMDB) e Dionísio Lins (PP), o encaminhamento deverá ser feito quando for possível realizar a identificação do hospital particular mais próximo que o acidentado tenha direito. Se a identificação for realizada após a entrada do paciente na rede pública, ele poderá ser transferido para um hospital conveniado ao seu plano se o quadro de saúde permitir, mediante autorização médica.

    Para os autores da proposta, o objetivo é minimizar a superlotação das emergências dos hospitais da rede pública, garantindo o atendimento às pessoas que não possuem plano e dependem exclusivamente desses hospitais. O texto tramita desde o mês de fevereiro, quando foi votado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). 

    Em Petrópolis, a maioria dos pacientes socorridos pelo Corpo de Bombeiros após acidentes de trânsito são levados para o Hospital Santa Teresa. Conforme dados divulgados pela pró pria unidade, pelo menos 900 pessoas dão entrada no local anualmente. Isso mostra que são pelo menos duas vítimas por dia. Até o fechamento dessa reportagem o Hospital não se pronunciou sobre a nova lei.

    Últimas