Vítima de acidente de parapente precisa de doação de sangue
Um voo de parapente na tarde do último sábado por pouco não terminou em tragédia para dois homens, de 29 e 35 anos. De acordo com o 15° Grupamento do Corpo de Bombeiros, que realizou o salvamento, os homens saltaram da pista de decolagem do Siméria mas, devido ao tempo instável, bateram contra um paredão rochoso na região da Serra Velha da Estrela. As vítimas caíram em uma área de difícil acesso e a operação de resgate durou cerca de 16h. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Santa Teresa (HST). Um dos homens está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e precisa de doação de sangue. Quem puder ajudar e só ir no banco de sangue da unidade e fazer a doação no nome do esportista. A outra vítima que pilotava o parapente teve ferimentos, mas recebeu alta no domingo.
De acordo com informações do capitão Bombeiro Militar Henrique Gonçalves de Oliveira, o resgate mobilizou 20 bombeiros. Eles contaram também com a ajuda de um morador da localidade, que, por conhecer a região, auxiliou nas buscas. A equipe de salvamento chegou à mata às 16h de sábado, mas o local onde as vítimas caíram é de difícil acesso e não tem trilhas. O escuro e a neblina também dificultaram o resgate.
O capitão contou que, após a queda, o piloto conseguiu entrar em contato com amigos, que acionaram o Corpo de Bombeiros. Foi graças a mensagens de texto enviadas por ele do local do acidente que a equipe localizou as vítimas. Por causa da dificuldade de acesso, o resgate foi dividido em duas etapas. Após os primeiros socorros, uma parte da equipe dos bombeiros retirou da mata o acompanhante, que estava em estado mais grave, e o encaminhou para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do HST. Outra parte da equipe permaneceu no local do acidente com o piloto, considerado em estado de menor gravidade, aguardando o retorno do restante dos militares. Apenas às 4h de domingo a primeira equipe conseguiu retornar e dar continuidade ao salvamento. A operação foi concluída por volta de 8h30 de domingo. O HST informou que o piloto foi atendido, passou por exames e foi liberado. O acompanhante segue internado.
Associação de Parapente de Petrópolis emite nota oficial
“Em nome da comunidade de pilotos de parapente da cidade de Petrópolis e região, a APP – Associação de Parapente de Petrópolis lamenta o acidente ocorrido na tarde de 24/06/2017 com duas vítimas, durante um voo de parapente. A APP sempre preza pela segurança, aplicação de regras e uso de equipamentos adequados nos voos de parapente e informa que está apoiando a apuração das razões que levaram ao acidente.
Aproveitamos para agradecer aos integrantes do 15°GBM – Grupamento de Bombeiros Militar – Destacamento Petrópolis, pelo empenho, esforço e efetivo sucesso no resgate das duas vítimas. Sobretudo nas condições extremamente adversas e de difícil acesso em que se encontravam. Lamentamos o ocorrido e esperamos que ambos tenham plena recuperação. Colocamo- nos a disposição para quaisquer esclarecimento e apoiar ações de melhoria no voo livre em Petrópolis e Região.”