Visita turística à cúpula da Catedral abre neste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/ago 13:42
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Quem vem a Petrópolis já pode conhecer mais um pouco de um dos atrativos turísticos mais famosos da cidade: a Catedral São Pedro de Alcântara. A Galeria Autoexpositiva Princesa Isabel será aberta neste domingo (7) e o horário de visitação acontece das 13h às 17h. A visitação contempla a parte superior da igreja, com vista sobre as cúpulas, e a torre abaixo dos sinos.

    O pároco da Catedral, Padre Adenilson Ferreira, explicou que a visita acontecerá somente no período que não houver celebração (missa), frisando que para melhor controle e facilitar o acesso, orienta que as pessoas comprem o ingresso antecipadamente, na Secretaria Paroquial.

    A visita à galeria acontecerá de terça-feira à sábado, das 9h às 17h, sendo que, quando houver celebração neste período, a visita fica suspensa. No domingo, devido aos horários de missa pela manhã, a visita à Galeria Princesa Isabel ocorrerá sempre das 13h às 17h. O ingresso custa R$15,00. Como a visita é em local religioso e sagrado, a paróquia orienta que os visitantes tenham cuidado com os trajes.

    A abertura da Galeria Princesa Isabel é a última etapa da Obra de Revitalização da Catedral de Petrópolis e tem por objetivo, proporcionar aos visitantes um passeio pelo interior da igreja, acessando as varandas, permitindo uma visão do alto da cidade. Durante a visita, Padre Adenilson disse que os visitantes terão acesso pela escada e as pessoas com alguma dificuldade de mobilidade, poderão acessar o andar onde se encontra o órgão, pelo elevador.

    Foto: Divulgação Mitra Diocesana

    Neste andar, por meio de dois totens, as pessoas terão acesso a história da Catedral e a câmeras que mostram toda parte superior da igreja, assim como a mesma visão da parte externa do templo que as pessoas que chegam até a torre dos sinos têm. Quem subir, além da experiência da escada em caracol, terá acesso à passarela, fazendo um passeio sobre as cúpulas da Catedral, olhando o telhado e projetores contando toda a história da igreja, desde a sua fundação até os dias atuais.

    Outra experiência será o holograma, que dá uma visão completa da Catedral. No andar, antes da torre dos sinos, uma exposição com obras sacras e outros materiais, leva o visitante a um passeio pela história. Entre os vários objetivos está a pá de pedreiro, usada pelo Imperador Dom Pedro II no lançamento da pedra fundamental da Catedral.

    Últimas