• Violência doméstica: livro relembra assassinato de Luciana e seus três filhos, mortos pelo ex-marido

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/09/2019 11:45

    O brutal assassinato de Luciana Vieira Rodrigues, de 32 anos, e os três filhos – Wesley, de 8 anos, Emili de 13 e Evelin, de 10 anos – em março de 2017, é o tema do livro “Paixão e Esperança – a violência contra a mulher” de Felipe Candiota, que será lançado no próximo sábado (5), durante a Festa Literária da Serra Imperial (Flisi). Luciana e as crianças foram mortas a tiros na casa da família, no Floresta, pelo ex-marido, o pedreiro Jorge Evangelista, de 51 anos. 

    O crime bárbaro causou comoção na cidade e levantou a questão do crescente aumento dos casos de feminicídio e tentativas de feminicídio em todo o país. Em Petrópolis, três casos de assassinatos de mulheres cometidos pelos ex-companheiros já foram registrados ao longo desses anos. E dados do Dossiê Mulher de 2018, mostram que só no ano passado, a cidade registrou sete casos de tentativas de feminicídio.

    Leia também: Flisi: Feira Literária Imperial tem início na próxima quarta-feira

    “Já estava pensando em escrever algo relacionado ao assunto, mas quando vi as manchetes dos jornais no dia seguinte ao crime, pensei: está aí uma história real que vai fazer com que as pessoas reflitam sobre esse assunto”, disse o escritor. Ele conta que foram dois anos de pesquisas, entrevistas, conversas, visitas a entidades e órgãos de apoio às vítimas até a conclusão do livro. “A história da Luciana é o pano de fundo, mas ao longo dessas pesquisas e entrevistas encontrei outras seis vítimas, mulheres que também sofreram por anos esse tipo de violência dentro de casa e que também fazem parte do livro”, revelou Felipe.

    Jorge matou a ex-mulher e os filhos por não aceitar o fim do relacionamento. Para a polícia, o crime foi premeditado, uma vez que ele comprou a arma usada no assassinato dias antes. Depois de matar Luciana e as crianças, ele ateou fogo na casa e fugiu. Jorge foi encontrado por policiais 24 horas após os homicídios, dentro de um córrego na região do Floresta, próximo a casa da família. Ele foi levado para o Hospital Santa Teresa (HST) com 70% do corpo queimado, onde acabou falecendo.

    “Foi uma experiência nova escrever sobre esse assunto e falar com pessoas que eram totalmente distantes para mim. Foi um desafio, mas que eu abracei com carinho e espero que todos gostem do resultado. Queria chamar à reflexão. A violência doméstica tem que ser combatida, precisamos falar desse assunto”, ressaltou Felipe.

    O livro conta com depoimentos de familiares de Luciana e de Jorge; entrevistas com jornalistas que cobriram o caso, autoridades policiais e do judiciário, integrantes de instituições que apoiam vítimas de violência doméstica e páginas do processo do assassinato de Luciana e dos filhos; além dos relatos de outras vítimas de violência. A obra é da editora In Media Res, da cidade de Nova Friburgo e depois do dia cinco estará disponível nas livrarias.

    O lançamento acontece, às 18h, na Cervejaria Bohemia e contará com uma mesa redonda onde a questão da violência doméstica será debatida. A entrada é gratuita. A Festa Literária da Serra Imperial é uma iniciativa do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, que acontecerá em Petrópolis entre os dias dois e cinco de outubro, em quatro pontos históricos da cidade: Museu Imperial, Casa da Educação Visconde Mauá, Casa Cláudio de Souza e Cervejaria Bohemia. O festival conta com uma vasta programação envolvendo grandes nomes da literatura brasileira.

    O autor

    Felipe Candiota, tem 55 anos e nasceu na cidade de Boston, nos Estados Unidos (EUA). Ainda bebê veio para o Brasil com os pais onde morou em várias cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, mora em Petrópolis com a família. Formado em Economia pela PUC do Rio de Janeiro, Felipe escreveu seu primeiro livro em 2011 e cinco anos depois veio o primeiro romance – Mulher é tudo.

     

    Últimas