Vinícius Farah e Matheus Quintal assumem secretarias no Governo do Estado

09/jun 15:59
Por Philippe Fernandes

A reforma administrativa feita pelo governador Cláudio Castro deixará a região de Petrópolis e do centro-sul com mais representatividade na gestão. O petropolitano Matheus Quintal assumirá a pasta de Desenvolvimento Social. Já o deputado federal Vinícius Farah, que é de Três Rios mas também tem base política em Petrópolis, assumirá a pasta do Desenvolvimento Econômico.

No Desenvolvimento, Farah quer alavancar retomada econômica do Estado

A nomeação do deputado Vinicius Farah (MDB-RJ) como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro foi publicada no Diário Oficial dessa quarta feira (09). O deputado assume o cargo, a convite do governador Claudio Castro, com o desafio de ajudar  Rio de Janeiro a enfrentar a crise econômica que o país enfrenta devido à pandemia causada pela covid-19.

Acostumado a desafios, Farah está otimista. “Quando fui escolhido prefeito da minha cidade, Três Rios, disseram que o município não tinha jeito. Devolvi o município oito anos depois com 2.258 empresas e 11.300 empregos e com uma arrecadação cinco vezes maior”, apontou.

Farah se destacou na vida pública como prefeito de Três Rios, entre 2009 e 2016, com atuação marcada por incentivos fiscais, desburocratização e atração de novos negócios. Foi vencedor de duas edições do Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor do Sebrae (2012 e 2014) e duas vezes prêmio Prefeito Empreendedor do Estado do Rio de Janeiro (2012 e 2014)

Farah é palestrante convidado do Sebrae Nacional para eventos relacionados ao Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, e foi Vice-Presidente para Assuntos de Desenvolvimento Econômico pela Frente Nacional dos Prefeitos – cargo que ocupou por quatro anos consecutivos.

O trirriense é formado em Marketing e, no Governo do Estado, já foi presidente do Detran, entre 2017 e 2018 – entre as principais ações no período estavam projetos de desburocratização e mutirão de serviços ao cidadão.

Matheus Quintal fala em “reduzir impacto da covid sobre a população”

O petropolitano Matheus Quintal, indicado pelo seu partido, o Republicanos, será o novo secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “Chego à secretaria com o objetivo de ajudar nossa população nesse momento difícil. A crise sanitária provocada pela Covid-19 é um desafio enorme para todo o nosso estado. Na secretaria, nós estaremos dedicados a reduzir o impacto dessa crise sobre a nossa gente”, disse.

Matheus Quintal é formado em Publicidade e sempre foi considerado um hábil articulador político. Já teve cargos públicos na Prefeitura, onde atuou como diretor administrativo-financeiro da Secretaria de Obras; e foi chefe do Escritório Regional Sudeste do Ministério da Cultura.

Apesar disso, Matheus Quintal passou a ser conhecido do grande público quando disputou sua primeira eleição, para prefeito, em 2020, pelo partido que agora o indicou para o governo estadual. Quintal teve 5.404 votos, ficando em oitavo lugar na disputa.

Reforma administrativa

Estes movimentos fazem parte de uma grande reforma administrativa que o governador Cláudio Castro, recém-filiado ao PL, está fazendo. Desde que assumiu definitivamente o cargo, com a confirmação do impeachment de Wilson Witzel, Castro tenta imprimir a sua própria marca à gestão e formar uma coalizão entre partidos de centro-direita e direita para a campanha à reeleição.

Além de Vinícius Farah e Matheus Quintal, o governador trocou o secretário de Infraestrutura e Obras. Ligado ao grupo do deputado Rodrigo Maia (no DEM, mas de saída para o PSD), Bruno Kazuhiro deixou o cargo, que passou a ser ocupado pelo ex-deputado estadual André Lazaroni.

Últimas