Vigilância Sanitária interdita cozinha de pastelaria e inutiliza mais de 100 quilos de alimentos
Uma inspeção da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) nesta terça-feira (17) terminou com a interdição da cozinha de uma pastelaria dentro do Terminal Rodoviário Leonel Brizola, no Bingen. Fiscais da Coordenadoria foram ao local para averiguar denúncia sobre a falta de higiene e segurança na cozinha do estabelecimento. Cento e seis quilos de alimentos foram inutilizados por falta de higiene no preparo e acondicionamento inadequado.
"Recebemos a denúncia e fomos verificar. Encontramos produtos vencidos, sem rotulagem, e alguns sem procedência. Flagramos também que falta acondicionamento ideal dos alimentos já prontos para recheio e massas sendo feitas sem higiene. Foram mais de três horas de inspeção", explicou a coordenadora de Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho.
"Encontramos um ambiente muito sujo, sendo insalubre até para os funcionários. Havia até uma tábua para corte de carne enferrujada. Emitimos o termo de apreensão e inutilização ao estabelecimento. Em virtude da diferença do idioma dos funcionários e dificuldade de comunicação, contatamos a empresa que presta serviços contábeis e aguardamos representantes na Covisa para a entrega dos termos da inspeção", completa Dayse.
O local teve a cozinha interditada e está autorizado apenas a vender bebidas industrializadas. O proprietário será notificado a realizar as adequações necessárias à estrutura do ambiente e das boas práticas na produção de alimentos. Deverão ser apresentados, ainda, certificados de controle de insetos e roedores e de potabilidade da água de consumo.