• Vieira: Saída de civis de Gaza pode levar a níveis sem precedentes de miséria para inocentes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/10/2023 20:53
    Por Ricardo Leopoldo / Estadão

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou no Conselho de Segurança da ONU que todos os esforços devem priorizar a proteção de civis no conflito entre Israel e o grupo Hamas. O colegiado fez uma reunião hoje sobre a guerra, mas o encontro terminou sem consenso. O Brasil ocupa a presidência rotativa do fórum este mês.

    “Nós recebemos com desânimo informações de que forças israelenses ordenaram que todos os civis, mais de 1 milhão, morando no norte de Gaza saiam em 24 horas. Como as Nações Unidas declararam, isto pode levar a níveis sem precedentes de miséria para civis inocentes”, disse o chanceler, manifestando preocupação especial com as crianças atingidas pela violência no conflito.

    De acordo com Vieira, o governo também está acompanhando atentamente a situação de brasileiros em Israel e na Palestina. Ele destacou as ações feitas para a repatriação de centenas de cidadãos e lamentou a morte de dois jovens em um festival de música em Israel no fim de semana. “Nós esperamos que a paz poderá prevalecer para todos no Oriente Médio e continuaremos trabalhamos para atingir este fim.”

    O chanceler também destacou que o Brasil apoia a solução de dois Estados para israelenses e palestinos “vivendo lado a lado em paz e prosperidade com segurança, em fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”.

    Últimas