• Vídeo mostra crânios, ossos e restos mortais espalhados pelo Cemitério Municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/05/2021 19:12
    Por Luana Motta

    Circula nas redes sociais um vídeo gravado dentro do Cemitério Municipal do Centro, no último fim de semana, que mostra vários restos mortais expostos na parte alta onde ficam as covas rasas. No vídeo, um homem mostra várias covas com crânios e ossos de membros desenterrados e faz uma denúncia sobre o descaso com a população e pede providências.

    A Prefeitura pediu desculpas pelo ocorrido e informou que abriu uma sindicância interna para apurar o erro grave. O responsável pela organização e monitoramento do trabalho dos coveiros foi afastado.

    Nas imagens, gravadas no fim de semana, um homem filme parte da área onde ficam as covas rasas. Nas imagens é possível ver sacos com ossos desenterrados, partes de restos mortais misturados à terra, e até um crânio está exposto.

    “Olha gente, que humilhação as covas rasas do Cemitério Municipal de Petrópolis, os sacos com restos mortal (sic) tudo jogado. Aí, Lessa [fazendo menção ao vereador Marcelo Lessa], que esculacho, cheio de osso espalhado. Pô, Prefeitura, vamos dar um jeito nisso, Prefeitura”, diz o homem durante o vídeo.

    No vídeo o homem ainda relata que o sepultamento que estava marcado para sair às 9h, só foi realizado às 11h porque não tinha coveiro no local. “Isso é um descaso com a população de Petrópolis, é um descaso para poder enterrar um ente querido”, diz o homem em um trecho do vídeo.

    Imagens que circulam nas redes sociais denunciam o descaso com o Cemitério Municipal. (Foto: Reprodução Redes Sociais)

    Coveiros alertaram para problemas no cemitério há um mês

    Em abril, coveiros ameaçaram uma paralisação por falta de equipamentos de segurança. O trabalho só foi normalizado após representantes da Prefeitura conversarem com as equipes. O 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva chegou a oficiar a Prefeitura para informasse as condições de trabalhos dos funcionários dos sete cemitérios municipais.

    Nesta terça-feira, a Prefeitura informou que as denúncias de problemas no cemitério municipal no último fim de semana levaram o governo municipal a abrir sindicância para apurar erro grave no processo de retirada de restos mortais de covas rasas.

    “O governo pede desculpas pelo ocorrido e informa que já afastou o responsável pela organização e monitoramento do trabalho dos coveiros das funções até a conclusão da apuração e também advertiu o responsável pela manutenção das quadras”, disse a Prefeitura por meio de nota.

    Segundo a Prefeitura, o governo provisório trabalha para garantir melhorias nos cemitérios. A gestão Hingo Hammes cita a lei que permite a concessão dos espaços e diz que estuda, agora, os possíveis modelos de contratação.

    Últimas