
Vicenzo Rivetti: primeiras quatro famílias se mudarão neste domingo
A prefeitura entregou neste sábado (25) as chaves dos apartamentos das primeiras quatro famílias que se mudarão, já neste domingo, para os seus imóveis no conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. Nesta primeira etapa, um total de 300 famílias poderão de mudar para o condomínio 3, seguindo um calendário elaborado para evitar aglomerações.
A síndica do condomínio 3, Sônia Marinho, está entre os primeiros a se mudar neste domingo. Ela foi vítima das chuvas de 2013, quando perdeu, além da casa onde morava, um dos filhos. Depois da tragédia, morou em uma residência, ainda no Independência, com auxílio do Aluguel Social. “Eu estou me sentindo com 18 anos, estou cheia de planos. Eu estou emocionada e fico sem palavras. Às vezes nós não temos forças para lutar, mas outros lutam por nós. E hoje eu só posso agradecer a Deus e a todos que trabalharam em prol disso. Daqui pra frente, eu vou estar para somar com todos os meus vizinhos”, disse. Além da síndica, também se mudarão neste domingo as famílias da subsíndica e dos membros do conselho de gestão do condomínio.
O Vicenzo Rivetti é o maior empreendimento habitacional popular já construído na história de Petrópolis. São 776 unidades, divididas em três condomínios. As obras começaram em 2013, pararam em 2014 e foram retomadas três anos depois. Cada apartamento possui dois quartos, sala, conzinha/área de serviço e banheiro. O condomínio ainda conta com um salão de festas, uma quadra esportiva e um parquinho infantil. A construção foi realizada pela empresa AB Construtora, através do programa Minha Casa Minha Vida. A prefeitura fez a infraestrutura do entorno, trabalho técnico-social e também está fazendo uma creche e uma Unidade Básica de Ssaúde para atender a demanda por esses serviços, que vai crescer com a chegada de cerca de 3 mil pessoas para viver no local.
“Hoje é dia de festa. Infelizmente não podemos ter muita gente aqui por causa da pandemia, mas essas quatro primeiras famílias representam todas 776 que vão morar aqui. Essa é uma luta que começou quando era ainda secretário de Estado de Habitação. Quando cheguei aqui pela primeira vez como prefeito, esse local era lama e mato. Ninguém acreditava que era possível se transformar nisso aqui. Fui a Brasília várias vezes, desatando os nós. Eu não vivi a tragédia dessas pessoas, mas sei da dor de cada uma. Tem pessoas que vão morar aqui e que esperam uma casa desde 1988, então o que nós estamos fazendo hoje é uma correção de um erro histórico do município com todos vocês. Esses são lares com dignidade para vocês”, disse o prefeito Bernardo Rossi durante a cerimônia de entrega das chaves transmitidas pela internet.
A entrega das chaves neste sábado (25) foi autorizada pela Caixa e pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Após o período de mudanças do condomínio 3 e autorizações da Caixa e MDR, serão organizados os calendários de mudanças dos demais condomínios.
Calendário de mudanças – Conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti (condomínio 3)
26/07 – Mudança de síndico e membros do conselho de gestão do condomínio
27/07 – Apartamento nº PAR / Subsolo
28/07 – Apartamento nº ÍMPAR / Subsolo
29/07 – Apartamento nº PAR / Térreo
30/07 – Apartamento nº ÍMPAR / Térreo
31/07 – Apartamento nº PAR / 1º andar
01/08 – Apartamento nº ÍMPAR / 1º andar
02/08 – SEM MUDANÇAS
03/08 – Apartamento nº PAR / 2º andar
04/08 – Apartamento nº ÍMPAR / 2º andar
05/08 – Apartamento nº PAR / 3º andar
06/08 – Apartamento nº ÍMPAR / 3º andar
07/08 – Apartamento nº PAR / 4º andar
08/08 – Apartamento nº ÍMPAR / 4º andar
09/08 – SEM MUDANÇAS