• Viagem ao ES: roteiro por Vitória e Vila Velha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/06/2019 19:00

    Que tal um giro por terras capixabas? Para começar a nossa série pelo Espírito Santo, a capital do estado traz um combo dois em um maravilhoso: Vitória + Vila Velha. Isso porque ao visitar Vitória você inevitavelmente acabará conhecendo Vila Velha – e vice-versa. Difícil é falar de uma sem falar da outra. As duas são cidades irmãs, ligadas por pontes, já que a capital capixaba é uma ilha. Aliás, o visual entre as duas é incrível. Então, você pode muito bem estar hospedado em Vitória, ir à praia de manhã em Vila Velha e voltar a tempo para o almoço.

    Veja também: Morro de São Paulo: tudo sobre as piscinas naturais cristalinas no litoral da Bahia

    Além disso, ao visitar a capital do Espírito Santo, seu passeio tem muitas possibilidades, já que em cerca de 1h de carro você tem acesso tanto à serra como à região litorânea do estado. Nas montanhas, você poderá conhecer cidades históricas, como Domingos Martins, e curtir um turismo de aventura, como a famosa Pedra Azul. E, nas praias, temos a badalada Guarapari, destino de veraneio de todo capixaba que se preze.

    O QUE FAZER?

    #1 Visitar o Convento da Penha

    O Convento da Penha é o cartão postal de Vila Velha e, sem dúvida, o lugar de onde se tem as melhores vistas das duas cidades! Fundado em 1558, o patrimônio histórico é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil e o símbolo turístico do Estado do Espírito Santo. Foi construído no alto de um penhasco de 154 metros, cercado pela Mata Atlântica.

    #2 Conhecer o Centro Histórico de Vitória

    Como toda cidade brasileira que data da colonização no século 16, Vitória tem um centro histórico recheado de ruas de paralelepípedo, igrejas antiquíssimas, belas escadarias e prédios históricos que contam muito daqueles períodos do Brasil colonial. Vale a pena separar uma tarde para conhecer essa parte preservada da cidade.

    #3 Pegar uma praia

    Algumas das melhores praias do estado estão em Vila Velha, então anota aí! A Praia de Itapoã e a Praia da Costa ficam bem próximas ao Centro de Vila Velha. As duas ficam uma ao lado da outra e possuem uma extensa faixa de areia, com boa estrutura de quiosques, calçadão e ciclovias. Em Vila Velha também está a Praia Secreta. Em estilo bem diferente das outras, esta praia é pequena e reservada. Seu acesso é não é tão fácil, mas suas águas cristalinas valem o esforço. Para chegar lá é preciso passar por um terreno privado, mas não há nenhum impedimento. Fica na Rua Santa Alice, perto do Morro do Moreno e do Farol de Santa Luzia.

    #4 Andar de bike pela orla de Vitória – em especial na Ilha do Boi

    Andar de bicicleta pela orla de Vitória é muito agradável. Os amigos que nos hospedaram na cidade nos levaram para dar um rolê de bike, passando pela Praia do Canto até chegar na Ilha do Boi, que é uma gracinha. Toda a orla de Vitória possui estações de aluguel de bicicleta, o que facilita muito fazer o passeio. Vale muito a pena.

    #5 Visitar a Fábrica de Chocolates Garoto

    A Fábrica de Chocolates da Garoto fica em Vila Velha. O local possui um museu aberto à visitação e uma loja de fábrica. Ainda é possível agendar um "Chocotur" para fazer uma visita interna. Se você é fã do chocolate, não pode perder essa oportunidade.

    #6 Conhecer o Projeto Tamar

    Uma das sedes do Projeto Tamar, que atua pela conservação das espécies de tartarugas em ameaça de extinção, fica em Vitória. O local é aberto à visitação.

    #7 Conhecer o Museu da Vale

    O museu está localizado na antiga estação ferroviária Pedro Nolasco, em Vila Velha. O local conta a história da construção da estrada de ferro que ligava Vitória a Minas Gerais. Além disso, há também exposições temporárias de arte contemporânea no espaço.

    #8 Curtir a noite no Triângulo das Bermudas

    Por fim, para a noite, a dica é a região conhecida como Triângulo das Bermudas, no bairro de Praia do Canto, em Vitória. O local é a "Lapa" de Vitória: uma pequena confluência de ruas, com diversos restaurantes e barzinhos e várias opções de música ao vivo. É só escolher em um, pegar sua mesa e curtir a noite capixaba.


    ________________________

    Para mais dicas e roteiros de viagem, acesse o blog www.vivereviajar.com

    Caso tenha dúvidas, sugestões ou críticas, escreva para mim: rebeca@vivereviajar.com

    Conheça nosso Instagram e Facebook

    Últimas