• Vestibular: escola da cidade se destaca

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/02/2016 09:00

    Uma pequena escola dos níveis fundamental e médio de educação surpreendeu com seus resultados na prova do Enem de 2015. Todos os oito alunos do Instituto Social Afonso Santos (Isas), do bairro Itamarati, que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado foram aprovados em universidades federais e estaduais, tanto do Rio de Janeiro como de outros estados, como Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Fundado em setembro de 1992, o Isas conta hoje com 512 alunos do maternal ao 3º ano do ensino médio. 

    Os professores garantem que o bom resultado foi fruto de um esforço conjunto da turma e do corpo docente da unidade. “É um conjunto de fatores, entre o que você propõe e o que a turma aceita. Se os alunos são interessados e motivados, isso te estimula ainda mais a melhorar a sua qualidade do ensino e trabalhar ainda mais com eles. Isso é muito gratificante”, disse o professor de matemática e física, Robispier Augusto. Marilia Cunha, que dá aula de literatura e produção de texto, disse que trabalha em cima de produção e interpretação de textos diariamente com seus alunos. “Focamos toda a nossa matéria nos textos. Toda semana produzimos e interpretamos, focando tudo na leitura e produção. Isso é muito importante, até mesmo para o Enem, que dá um valor enorme à redação”, explicou.

    Com um clima acolhedor que faz referência a uma escola de bairro, o Isas conquistou o coração da aluna Letícia Raibolt, que hoje faz estágio na unidade. “A turma pequena faz com que o foco seja ainda maior. Com menos gente na sala, o professor pode dar mais atenção e fazer com que o aluno ganhe mais interesse”, revelou. A jovem de apenas 17 anos prestou vestibular no ano passado e passou em 3º lugar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e também na 13ª colocação estadual numa prova do Cederj. Para Fábio Marcos, professor de língua portuguesa e literatura, o resultado é motivo de muito orgulho. “Criamos vários projetos do Enem e a turma tem se esforçado muito. Abraçaram todos os projetos com muito amor e isso é fruto do que plantamos lá atrás”, exaltou. O Isas começou a oferecer ensino médio em 2011. “Começamos o Ensino Médio para atender a demanda da comunidade. Nunca imaginamos que isso fosse acontecer tão rápido. Nossa primeira turma se formou em 2013, com apenas dois alunos. Depois em 2014 com 4 e agora 8 alunos em 2015.

    Sempre soubemos explorar as habilidades dos alunos. Fazemos pequenas jornadas pedagógicas, não para ser bem colocado no Enem mas sim para solidificar o nosso ensino médio como um ensino de qualidade”, disse a diretora da unidade e dona da escola, Miria Afonso Santos, 51 anos. Da turma de terceiro ano do ensino médio, formada pelo instituto no ano passado, apenas um aluno não fez a prova do Enem. Dos demais, todos foram aprovados, o que consolidou a formação do ensino médio da escola. “Nossa intenção não era ter as melhores colocações no Enem, mas sim oferecer um ensino de qualidade, e ter como consequência disso, quem sabe um dia, uma boa colocação. Fomos surpreendidos, mas temos ciência da qualidade do nosso ensino, e damos todo o mérito disso aos nossos professores e alunos”, disse Márcia Caminha, coordenadora pedagógica. Com 22 salas de aula, uma quadra, cantina e amplo espaço de convivência, o Instituto Social Afonso Santos fica na Rua Quissamã, número 2139, próximo à Rua Pedro Elmer, no bairro Itamarati, distrito de Cascatinha.


    Pec Petrópolis também se destaca no Enem


    Localizado na Rua Buenos Aires, o Pec-Petrópolis, escola preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio, também teve excelentes índices de aprovação na prova do ano passado. A unidade conquistou as primeiras colocações em vários cursos como Engenharia Agrícola e Ambiental; Biomedicina; Fonoaudiologia; Odontologia; Ciências Sociais; Nutrição; Letras; Direito; Serviço Social; Fisioterapia; Psicologia; Geologia; Biomedicina e Biologia, em universidades como a UFF, UFRJ, UERJ, UEMG e também na Faculdade Arthur de Sá Earp Filho (Fase). O curso tem todo o seu foco voltado para o Enem, e também para vestibulares mais exigidos do país, buscando excelência no ensino. Com um projeto educacional diferenciado, a instituição promete um aprendizado interativo e contextualizado, estimulando o desenvolvendo o raciocínio e senso crítico. A unidade oferece monitorias formadas por alunos universitários e professores, ambos de destaque, visando ao auxílio na solução das dúvidas, além de salas de aula climatizadas e equipadas com recursos tecnológicos, simulados constituídos nos moldes de vestibulares conceituados e também material didático próprio, voltado para o treinamento desses vestibulares.


    Últimas