Verstappen celebra vitória em Ímola e dedica triunfo à Red Bull: ‘Execução brilhante’
Depois de três corridas sem subir ao topo do pódio, Max Verstappen voltou com tudo neste domingo e venceu o Grande Prêmio da Emília-Romanha, em Ímola. Com uma atuação sólida, o holandês não apenas retomou o caminho das vitórias, mas fez isso em um fim de semana marcante para a Red Bull, que celebrou sua 400ª corrida na Fórmula 1.
“Uau, Max. 400 corridas, e você venceu. Pilotagem brilhante, fim de semana brilhante. Parabéns, você realmente dominou a corrida”, comemorou Christian Horner, chefe da equipe austríaca, logo após a bandeirada. Pouco depois, ele completou: “Muito obrigado! E na nossa corrida 400! Foram sábado e domingo muito fortes. Merecido. Ótimo trabalho”.
Verstappen largou da pole, mas teve de mostrar talento e frieza já nos primeiros metros. “A largada em si não foi particularmente ótima, mas ainda fiquei com a linha de fora, a linha normal, então foi meio que: ‘bom, vou tentar por fora’. E funcionou realmente bem”, explicou. A ousada ultrapassagem sobre Piastri logo na primeira curva foi o ponto de inflexão que permitiu ao holandês ditar o ritmo da corrida.
Na liderança desde os primeiros giros, Verstappen pôde controlar o desgaste dos pneus e executar a estratégia planejada com perfeição. “Claro, isso liberou nosso ritmo, pois estávamos na liderança, o carro estava bom. Pude cuidar dos meus pneus. Foi uma melhora enorme em relação à sexta-feira, então estou muito feliz com isso”, destacou.
O safety car virtual, acionado após a parada de Ocon, acabou beneficiando Verstappen, que fez sua troca de pneus no momento ideal e manteve a ponta com folga. “O safety-car virtual foi bem útil para fazer a parada. Mesmo assim, com o composto duro, nosso ritmo era forte, mas aí teve outro safety-car, então o pelotão ficou junto mais uma vez”, contou. “Mas, na relargada, lidamos com tudo muito bem e trouxemos para casa.”
A vitória em Ímola foi a quarta consecutiva de Verstappen no circuito e a segunda dele nesta temporada – a outra havia sido no Japão. Com o resultado, o holandês se aproxima dos líderes do campeonato, agora com 124 pontos, atrás de Oscar Piastri (146) e Lando Norris (133).
“Estou incrivelmente orgulhoso de todo mundo. Foi uma semana muito importante para nós. O carro desempenhou muito bem. Além disso, acho que a execução de toda a corrida – quando parar e os pit-stops em si – foi muito boa”, finalizou o tetracampeão mundial, que agora mira mais um bom desempenho no próximo domingo, no icônico GP de Mônaco.