• Vereadores votam em abril contas de Bernardo, Bomtempo e Hammes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/03/2023 03:23

    E a Câmara de Vereadores, enfim, se prepara para votar em abril as contas de nada menos que três gestões: Bomtempo, Hingo Hammes e Bernardo Rossi. Pela fala de Gil Magno, líder do governo na Câmara, já formaram maioria para aprovar as de Bomtempo de 2016, mesmo elas tendo sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Já as de Bernardo, de 2019 e 2020, também com anotações do TCE, ainda são um mistério sobre a decisão. Deve estar um cabo de guerra daqueles. Já as de Hammes, de 2021, essas aprovadas pelo TCE, terão sinal verde dos vereadores. Afinal, eles ‘dividiram’ a gestão da cidade com o presidente da Câmara e sempre alardeavam que Hammes, como prefeito, era ‘um de nós lá’.

    Sangria sem fim

    A gente falou aqui e nas páginas de Cidade sobre o fechamento de lojas na Rua do Imperador e Rua Teresa, essas motivadas pelas enchentes que danificam estoques, mostruários e as instalações dos estabelecimentos. Estaria na casa de 185 lojas fechadas. Mas Petrópolis sangra de forma silenciosa em outros segmentos econômicos, estes pulverizados por toda a cidade e que não visualizamos de forma mais clara, mas sentimos no empobrecimento da população e na fila do desemprego: indústrias estão indo embora da cidade.

    Mudança para Minas

    Num caso mais recente, um empresário do setor de tecnologia, de montagem de chips, sem interferências ao meio ambiente, não conseguiu licença ambiental. Escolheu então um município do Sul de Minas e agora leva consigo 50 empregos diretos. Esse é apenas um exemplo de muitos que acontecem cotidianamente na cidade.  E quem está cobrando do executivo esta mudança de cenário? Seria a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara de Vereadores?

    Desgaste

    A falta de um plano robusto de atração de empresas com redução de burocracia e oferta de estrutura adequada teria motivado o secretário Marcelo Soares a se desligar da pasta do Desenvolvimento Econômico. O desgaste está ligado ao fato de ele estar sendo cobrado pelo que não lhe davam condições de executar.

    Moradores do Atílio Marotti mandaram para a gente: pessoal pegou na enxada e capinou, depois de cansarem de pedir pelo serviço à Comdep. Todo mundo botou a mão na massa, inclusive mulheres e crianças. Mas, era necessário: olha o tamanho do matagal.

    A gente avisou!

    Ainda sobre o Palácio de Cristal, que ficou fechado, desta vez por problemas no telhado – no Natal chovia mais dentro do que fora da estrutura – a gente, desde 2020, quando iniciou a reforma já falava: pra que mexer no piso externo se pode consertar o telhado? A prefeitura reabriu ontem o espaço e alegou que o piso, que também precisou de uma guaribada depois de pronto, tá tinindo. Sobre o telhado ninguém falou nada, não.

    Bombril

    Eis que a PM prendeu em flagrante um morador em situação de rua que estava vandalizando lixeiras e assediando mulheres na Rua 16 de Março e da Praça Dom Pedro. Um factual ‘normal’ até que veio a parte: “o vereador Domingos Protetor acompanhou a prisão”. E teve até vídeo dele na 105ª DP.  É vereador, protetor e investigador. Te cuida, Renato Rabelo!

    Piccola Arena

    O complexo cultural projetado pelo visionário artista Mauricio de Memória para a comunidade do Rocio e para os petropolitanos acaba de expandir seu conjunto de instalações, com mais três novos andares. Para marcar a inauguração dos novos espaços, o artista abre, sábado, a partir das 16h, a mostra “Simplesmente pintura”. São 30 obras, a maioria em grandes formatos, que ocuparão as galerias. A curadoria é de Jeanne Duarte. O trio de Diego Teixeira (voz, violão, percussões) anima a festa com ótimo samba e MPB.

    Maurício Memória, em sua Piccola Arena, no Rocio, espaço de artes que inaugura ampliação dos ambientes neste sábado.

    Ainda em Bangu

    E a imprensa da capital lembrou bem: que fim levou o ex-deputado federal, o petropolitano Daniel Silveira? Continua em Bangu 8, em cela que divide com o ex-vereador Gabriel Monteiro e outros detentos com diploma de curso superior. Passa os dias lendo, escrevendo uma autobiografia e malhando.

    Eternamente

    Só este ano o serviço de limpeza, vigia, telefonistas, manutenção, jardinagem e segurança da Câmara de Vereadores vai custar R$ 2,6 milhões. E continua sendo renovado o contrato de 2019 e assim deve permanecer até 2025.  

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas