• Vereadores votam aumento do desconto dos servidores ao Inpas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/04/2021 02:00

    Já está na Câmara de Vereadores para ser votado semana que vem projeto de lei do governo interino de Hingo Hammes que aumenta a alíquota de recolhimento da previdência dos servidores públicos. O projeto regulamenta no âmbito municipal as diretrizes da PEC que alterou o recolhimento e que determina cotas entre 7,5% a 22% do salário. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais reclama que sequer foi ouvido antes da apresentação do projeto na Câmara.

    Déficit de R$ 2 bilhões

    Só para ter uma ideia, no Rio, vereadores já aprovaram a mudança. O assunto dividiu os parlamentares e a votação foi apertada: Foram 23 votos favoráveis e 22 contrários. Lá o desconto subiu de 11% para 14%. O reajuste nas alíquotas é uma imposição da Reforma da Previdência Nacional, a Emenda Constitucional 103, que determina a adoção dessas medidas no caso de déficit. O déficit atuarial do Inpas beira os R$ 2 bilhões.

    Processo seletivo

    Depois de os Partisans terem lembrado aqui que fazia mais de um mês da última promessa da Secretaria de Educação em convocar os professores aprovados em processo seletivo, o vereador Yuri Moura lançou uma campanha e um manifesto com apoio do Sepe. A ideia é mobilizar em um abaixo assinado para forçar o governo Hingo Hammes a proceder o chamamento dos aprovados.

    Resistência

    Porém, vamos aos bastidores. O processo seletivo teria resistência na própria secretaria. Isso porque hoje as contratações feitas por RPA são realizadas pelas próprias diretoras das escolas e, estas, sim, se houver irregularidades, respondem por improbidade. Já o processo seletivo é de total responsabilidade da Secretaria que pode ser arguida em caso de irregularidade.

    Medo

    Uma das condicionantes para um processo seletivo é realizar um concurso público, posteriormente. Essa saída de processo seletivo é uma gambiarra que não pode ser eterna. Aí é que mora o perigo: do jeito que as coisas são lentas a titular da pasta pode se enroscar com contratações que, posteriormente, podem ser questionadas.

    Atenção presidente da Comdep, vereador Dudu, ops, quer dizer, Leonardo Kienle: olha o estado da lixeira na Rua Espírito Santo, no Quitandinha. A foto é de Giovani Oliveira.

    Aqui ainda não

    O prefeito anunciou a vacinação – como grupo prioritário – dos rodoviários. Calma, que foi o Eduardo Paes. O anúncio oficial será feito pelo Secretário Saúde, Daniel Soranz, hoje, na coletiva semanal do boletim epidemiológico.

    Montanhista Solidário

    O 32º Batalhão de Infantaria Leve iniciou uma campanha solidária para ajudar instituições  filantrópicas  de  Petrópolis. A campanha ‘Montanhista Solidário’ segue até o dia 08 de maio  arrecadando  alimentos não perecíveis. São três pontos de arrecadações na cidade, que podem ser conferidos em nosso site.

    Contagem

    Petrópolis está há 112 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Pós covid

    Essa o vereador Octávio Sampaio acertou: teve aprovada uma indicação para que a prefeitura estabeleça um protocolo para atendimento no pós covid. Se temos mais de 11 mil pessoas curadas, como estão levando a vida? Se recuperaram totalmente? Precisam de fisioterapia ou outro atendimento especializado?

     Ooooops!

    Ué, mas então os vereadores quando choram que tem gente da gestão Bernardo Rossi no governo interino de Hingo Hammes tem razão mesmo? Você confere aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que no  Diário Oficial de terça-feira foi publicada a exoneração de Fabíola Heck do cargo de Secretária de Saúde. Mas somente agora, após quatro meses de governo? Tá certo que a portaria é retroativa a primeiro de janeiro, mas desde então Fabíola comanda a vacinação contra a covid- chegou a ser anunciada como superintendente Especial da Covid – na gestão Hammes… Será que ninguém notou? Uma mulher de dois metros de altura?

    Salve Jorge! A comemoração, hoje, não vai passar em branco para a Satura Companhia de Teatro. Logo, mais às 19h, tem exibição especial, de um dos mais recentes trabalhos, o espetáculo “Jorge, o Santo Guerreiro”. A transmissão gratuita é realizada no canal de Youtube da Satura. Mas, fique ligado: só estará disponível até domingo!

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas