• Vereadores querem CPI do Covid: apenas para a plateia ou dará resultado?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/04/2020 00:01

    CPI do Covid 1

    Partisans estão bestas com a lentidão dos vereadores em fiscalizar as ações da Prefeitura. Depois de quatro dias de publicadas as licitações com dispensa e com muita gente reclamando nas redes do que foi colocado no portal da transparência é que os vereadores começaram a se manifestar.

    CPI do Covid 2

    E cada um se ateve a uma determinada compra: Gilda falou das máscaras; Jamil do frasquinho de 800 ml de álcool gel e Leandro Azevedo está focado nos aventais. Tudo com preços superiores ao de mercado.  Não é possível que não tenha ninguém pra dar uma olhada macro na coisa e já dar uma visão mais ampla…

    CPI do Covid 3

    E agora resolveram fazer a CPI do Covid. E erraram o timing. Podiam ter passado aí mais uma semana mostrando as irregularidades aguardando a publicação de novas compras- porque vai ter – e aí, sim, já com muito mais consistência, abrir a CPI. Mesmo porque o legislativo não tem muito apoio popular em CPIs não…

    Só pra saber

    Agora, não é por nada, não, mas parece que há um “loteamento” de denúncias, em especial entre os pré-candidatos a vereadores. Nas redes sociais eles fazem a denúncia e colocam uma tarja em cima da postagem com o seu próprio nome.  Tipo avisando: “essa é minha”. E ainda brigam entre si por “roubos” de postagens. E Partisans ficaram numa dúvida que o TRE pode esclarecer: nome grafado nestes documentos pode ser considerado campanha extemporânea?

     

    O secretário de Administração, Marcus Von Seehausen, e a ex-deputada federal Cristiane Brasil, estão cotados para ocupar o Ministério do Trabalho, pasta a ser comandada pelo PTB de Roberto Jefferson em uma reforma ministerial que está sendo planejada por Bolsonaro.

    Covid fashion

    É impressão nossa ou os vereadores estão usando máscaras ‘combinandinhas’ com as gravatas? E Gilda também usando máscara combinando com a estampa das roupas?

    Ministério

    E podem ter petropolitanos alçados ao governo federal.  O presidente Bolsonaro, em uma reforma ministerial, estaria pensando em retonar com o Ministério do Trabalho, pasta que terá a ingerência do PTB de Roberto Jefferson. Cristiane Brasil, filha de Jefferson, ex-depuada federal, está cotada para o ministério, assim como outro petebista intimamente ligado a Jefferson, o secretário de Administração, Marcus Von Seehausen.  Se concretizar, Seehausen deixará acéfala a gestão Bernardo Rossi. 

    Detetives

    Em suas recomendações à Prefeitura, a Defensoria Pública cita publicações nas redes sociais, da prefeitura e do prefeito Bernardo Rossi, como fonte de informações. Será que a Defensoria está na categoria de “detetive virtual” como o procurador geral do município, Sebastião Médici,  alcunhou os cidadãos (políticos ou não) que buscam informações nas páginas oficiais da Prefeitura? 

    Hospital de campanha

    A Defensoria Pública está recomendando que a Prefeitura providencie um hospital de campanha usando a expertise do Exército.  Um dos motivos é o atraso no contrato com o Hospital Nossa Senhora de Aparecida prevendo 37 leitos de UTIs. Que foi aquela treta entre o diretor do hospital, Alexandre Pessurno, o vereador Silmar Fortes e a prefeitura, que todo mundo assistiu nas redes, inclusive a Defensoria. 

    Taí para vocês não dizerem que somos mentirosos: vereadores Gilda e Jamil desfilando máscaras combinando com as roupas. 

    Número de UTIs 1

    Vamos aos números reais de UTIs na cidade específicos para a Covid-19: Santa Teresa  tem 7, Hospital Clínico de Corrêas tem 10 e SMH- Beneficência também tem 10. Então, entre os particulares são 27 conveniados com o SUS. Na rede pública, há mais 10 no Hospital Nelson de Sá Earp e 10 no Hospital Alcides Carneiro. O total é de 47 para Covid.   A rede particular conveniada com o SUS tem ainda mais 65 leitos de UTIs para absorver toda a demanda de outras enfermidades que exijam tratamento intensivo.

    Número de UTIs 2

    Somando tudo, Covid e uso “normal”, a cidade hoje tem 113 leitos de UTIS para 305 mil habitantes o que dá 1 leito para cada 2,7 mil pessoas.  Agora vejam a situação da vizinha Magé: 245 mil habitantes e nenhum leito de UTI. Em Caxias, com quase 1 milhão de habitantes, são apenas 10 UTIs.

    Números de UTIs 3

     É por isso que a Defensoria está recomendado que a prefeitura apure, inclusive nos hospitais particulares, as internações, incluindo as judiciais, de pacientes de Magé e Caxias. A Prefeitura também deve informar à Defensoria o custo de internação de pacientes de outras cidades para Petrópolis apresentar aos municípios pedido de ressarcimento. 

     

    Últimas